Em reunião do Comitê Covid-19, Município debateu o retorno às aulas presenciais

Alinhar o retorno às aulas presenciais garantindo a segurança de todos. Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta manhã (26) pela Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19. Conforme o prefeito interino, Gerson Bicego, a intenção foi ouvir a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, para que todos possam estar preparados para o retorno.

De acordo com o plano elaborado pela Semec, o retorno, programado para o dia 1º de fevereiro, está em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde, e levando em consideração orientações do Governo Federal, e demais instituições para que as aulas sejam retomadas da forma mais segura possível. “As recomendações seguem as mesmas: os pais devem deixar as crianças no portão, mandar máscaras de reserva e garrafinha de água para cada criança, evitando compartilhar objetos pessoais dentro das escolas”, pontua a secretária.

Lúcia lembra que só o Município tem mais de 16 mil alunos e as redes particular e estadual juntas atendem mais de 10 mil alunos . “Precisamos ficar atentos, evitar aglomerações em frente às escolas, pois o movimento será intenso em todos os sentidos”, diz. Para evitar aglomeração, a secretária explica que os pais devem entregar seus filhos no portão da escola. “A partir daí a criança será orientada pelos professores; a intenção é diminuir ao máximo a circulação dentro das unidades”, diz. Todos os professores estarão nas escolas e irão auxiliar no processo, acrescenta.

Além disso, todas as atividades físicas estão sendo pensadas para garantir a distância física orientada, e, o momento do lanche também será respeitado o distanciamento. Lúcia destaca ainda que outras medidas preventivas como o uso do álcool 70º nas unidades escolares também serão observadas. “Já estamos distribuindo o álcool”, explica. Para os responsáveis por crianças com sintomas gripais, o indicado é realizar consulta e seguir a orientação médica.

“Mais uma vez pedimos a colaboração dos pais para um trabalho de parceria para que possamos efetivar a aprendizagem dos nossos alunos na etapa/ano em que estão inseridos”, frisa Lúcia.

Também presente na reunião, o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, lembrou que todos que sentirem sintomas relacionados à covid-19 devem procurar imediatamente o Hospital Municipal de Campanha. “Nós dispomos de medicamentos, profissionais e equipamentos; por isso pedimos à população que ao suspeitar de covid nos procure, pois, o atendimento precoce é eficiente e salva vidas”, pontua. “E para quem ainda não se imunizou, lembramos mais uma vez de que dispomos de pontos permanentes de imunização, inclusive no horário noturno. Também avançamos na imunização infantil, é só agendar a vacinação no site da Prefeitura (clique aqui). Nesse momento, estão sendo imunizadas crianças de 8 a 11 anos”, diz.

“O Município de Sorriso está preparado e atento; mais uma vez destacamos a importância de toda a população continuar com os cuidados mínimos, aqueles não farmacológicos para frearmos essa nova onda”, finaliza o prefeito interino, Gerson Bicego.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

thumb__1280_0_0_0_auto (69)

Programa Soletrando começa hoje com a participação das escolas municipais Caravágio e Rui Barbosa

thumb__600_0_0_0_auto (17)

Geraldo Rufino contará sua história a sorrisenses

enem 2022

Inscrições para o Enem 2022 começam hoje

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-10T080501.065

Além de um novo Cemeis, Zona Oeste ganha reforço na infraestrutura urbana

Unemat-990x556

Unemat prorroga inscrição no vestibular para 60 cursos com 2,4 mil vagas

thumb__600_0_0_0_auto

Encontro reuniu profissionais de educação de 15 municípios em Sorriso