A cada 15 dias, além da cesta recheada de frutas e legumes da rede da agricultura familiar, cada família recebe um implemento: uma galinha de postura.

No início de maio, o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Khun, esteve em Cuiabá para apresentar o projeto para a secretária Rosamaria. “Explicamos como funciona no Município: temos hoje uma grande produção de ovos, e, por conseguinte, de galinhas de postura. Os produtores nos relatavam que enfrentavam dificuldades para a comercialização específica dessas aves no mercado por necessitarem de mais tempo de cozimento, por exemplo, foi então que buscamos alternativas diferenciadas e que auxiliassem todos”, detalha Márcio.

“Diante disso, iniciamos o projeto que busca auxiliar famílias de baixa renda; dessa forma a cada 15 dias 280 famílias cadastradas pela equipe da Assistência Social recebem essa proteína animal junto com os demais produtos do projeto Mesa Saudável. É uma via de mão dupla: auxiliamos os produtores ao mesmo tempo em que criamos condições de melhorias nutricionais para muitas famílias”, detalha a secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro.

Conforme Márcio e Jucélia, no Município o projeto teve ampla aceitação. A partir disso, a SAMA realizou uma pesquisa mais detalhada junto aos municípios da região e levantou que os municípios vizinhos também têm produção de galinhas de postura. “Nosso objetivo é passar a operar com inspeção estadual no nosso Abatedouro Municipal e ampliar esse projeto para outros pontos. Para isso, apresentamos a proposta ao Estado em maio e hoje a secretária veio conferir de perto um pouco do funcionamento”, pontua Márcio.

De acordo com o levantamento, Primavera do Leste contabiliza150 mil poedeiras mensais que são encaminhadas para o abate em outros Estados; Sinop e Campo Verde 50 mil cada uma e Tangará da Serra 30 mil aves. Além destes municípios, Sorriso produz 60 mil aves/mês; o que totaliza 340 mil poedeiras mês abatidas.

“Não há necessidade de ampliar o Abatedouro; somente adquirir novos equipamentos e com isso poderíamos abater até 5 mil aves/dia”, diz Márcio. Se concretizado, o projeto tem como intenção a aquisição por parte do Estado das aves abatidas e consequente disponibilização às famílias em vulnerabilidade social identificadas pelas secretarias municipais. De acordo com Márcio, a quantidade e a frequência de doações dependerão da oferta de animais de fim de ciclo produtivo das granjas produtoras de ovos e da programação das secretarias envolvidas.

“Esse projeto tem dois grandes viés: ao o executarmos iremos dar condições técnicas para que o Abatedouro de Aves torne-se autossustentável atendendo prioritariamente o pequeno produtor no projeto de avicultura familiar do Município; e, ao mesmo tempo, iremos proporcionar uma alimentação proteica às famílias carentes não só de Sorriso, mas de outras regiões do Estado”, aponta o prefeito Ari Lafin.

Diante da experiência positiva vivenciada por Sorriso, a gestora da pasta estadual de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria de Carvalho, destacou a importância do projeto. “O projeto é muito interessante, muito consistente e, temos certeza de que se for implantado irá auxiliar muitas famílias mato-grossenses; com certeza, iremos firmar uma parceria muito sólida”, finaliza.