Mato Grosso| Sorriso

Emissão de novas carteiras de identidade está temporariamente suspensa em Mato Grosso

O serviço de emissão de novas carteiras de identidade (RG) em todo o estado de Mato Grosso está temporariamente suspenso até a próxima segunda-feira (16). A medida visa a incorporação de importantes atualizações nos documentos, uma vez que o sistema de emissão passa por um processo de aprimoramento, conforme havia sido adiantado pelo coordenador do Ganha Tempo em Sorriso, Cledson Assis.

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi implementado em todo o estado de Mato Grosso no mês de fevereiro deste ano. Uma das mudanças significativas é a inclusão dos números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF). Isso simplifica e moderniza o documento, proporcionando maior eficiência no registro de informações.

Outra importante modificação é o formato reduzido da carteira de identidade, que se alinha aos padrões internacionais e inclui o código MRZ de segurança, similar ao utilizado em passaportes. Essas melhorias também facilitam a entrada em países membros do Mercosul com o documento de identificação.

Inicialmente, a retomada das emissões estava prevista para quarta-feira (11), mas, devido ao feriado no dia 12, a previsão agora é que o serviço seja retomado na próxima segunda-feira (16).

A suspensão temporária na emissão das carteiras de identidade tem gerado atrasos em processos burocráticos, como a solicitação de vistos ou passaportes, e, por isso, a recomendação é que os cidadãos se planejem com antecedência para evitar inconvenientes.

Para solicitar a nova carteira de identidade, os interessados devem dirigir-se às unidades do Ganha Tempo e realizar o agendamento por meio do site da unidade. Será necessário apresentar o número do CPF e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos, é obrigatória a presença dos pais, portando seus documentos de identificação.

É importante destacar que a primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital, após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem uma taxa de emissão no valor de R$ 99,53.

A suspensão temporária na emissão das carteiras de identidade visa aprimorar a qualidade e segurança dos documentos, proporcionando aos cidadãos de Mato Grosso um documento de identificação moderno e eficiente.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal