Empaer demite 61 servidores somente com salário, férias e 13º proporcional

O Governo do Estado está demitindo 61 servidores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que ingressaram por processo seletivo externo  por prazo indeterminado, similar a concurso público, após a Constituição de 1988. As demissões estão sendo feitas por nulidade de contrato. Com isso, servidores com mais de 30 anos de carreira estão sendo desligados com direito somente a salário, saldo de férias e saldo de 13º.

Segundo o presidente do Sinterp – sindicato que representa os servidores da Empaer – Pedro Carloto, todos os demitidos ingressaram mediante os mesmos trâmites de concurso público como publicação de edital, prova teórica, entrevista e estágio probatório.

“Agora, está sendo desligados após 30 anos de serviços prestados apenas com salário e saldo de férias e 13º. Isso é crime em meio á pandemia. E o pior, nós somos celetistas e as contribuições do Governo  não estão aparecendo  para esses servidores demitidos”, denuncia Pedro Carloto.

A Empaer passa por um processo de reestruturação desde que a Assembleia aprovou, em março deste ano,  lei que  proíbe o Governo do Estado de extingui-la.  A nova legislação, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB)  ainda estabelece que a Empaer será objeto de proteção específica e deverá buscar sua autonomia orçamentária e financeira por meio de serviços e de pesquisa agrícola.

Como parte da reestruturação, o Governo do Estado lançou Programa de Demissão Voluntária na Empaer. Segundo o Sinterp, 212 servidores aderiram e serão desligados até 30 de junho.

O Executivo ainda não se posicionou sobre as 61 demissões na Empaer. O espaço segue aberto para manifestação.

Outro lado

O Governo do Estado informou que apenas está cumprindo decisões judiciais, proferidas pela 3º Vara Especializada em Fazenda Pública do Estado, em 2003, e a 4ª Vara do Trabalho da Comarca de Cuiabá, em 2008.

“As determinações judiciais ocorreram porque as contratações dos empregados foram realizadas sem aprovação em concurso público”, diz resposta enviada ao .

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região