Empaer lança cartilha sobre o cultivo de flores tropicais e o potencial da cadeia produtiva

Com seus campos e estufas floridos em diversas cores, as flores tropicais chamam a atenção de quem visita o Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizado no município de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá) e em Sinop (480 km da capital). O projeto inédito de pesquisa estuda, há 10 anos, a viabilidade produtiva das flores e folhagens. E para orientar os agricultores familiares no cultivo da cultura, no mês de julho será lançada uma cartilha técnica sobre a implantação do agronegócio e o potencial da cadeia produtiva.

A pesquisadora da Empaer, Eliane Forte Daltro, destaca que o objetivo da cartilha sobre flores tropicais e folhagens é proporcionar ao produtor conhecimento técnico das principais necessidades para a implantação das culturas, e do potencial produtivo das espécies helicônias, alpínias, bastão-do-imperador, gengibre ornamental (sorvetão), costus e folhagens em geral. Esse nicho de mercado  pode gerar novas oportunidades de trabalho e de renda ao pequeno agricultor.

O Estado de Mato Grosso possui, atualmente, uma área de 15 hectares com o cultivo de flores tropicais. Os principais produtores estão concentrados nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Eliane explica que os produtores realizam vendas diretas para eventos, decoradores e comunidade em geral. Eles também atendem por meio de assinatura floral, ou seja, o cliente faz um contrato mensal com o produtor para receber flores ou arranjos florais em seu ambiente de trabalho, residência e outros. “Estamos no mês dos namorados, e as flores tropicais são uma alternativa diferente e criativa para presente, capaz de surpreender a pessoa e também de enfeitar os ambientes com uma decoração bonita e harmoniosa, que proporciona bem estar”, destaca.

João de Melo | Empaer

  O Estado de Mato Grosso possui, atualmente, uma área de 15 hectares com o cultivo de flores tropicais 

Em época de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em que é necessário manter o isolamento e higienizar todos os produtos que entram em casa, a pesquisadora explica que as flores e folhagens, para serem comercializadas, seguem o devido protocolo desde a colheita até o ponto de distribuição ou destino final. A pós-colheita segue as principais fases, que são: corte, transporte ao local de beneficiamento, recepção e limpeza.

Daltro destaca que para realizar a limpeza das flores é feita uma higienização completa nas hastes florais e folhagens. São retirados o excesso de folhas e as partes danificadas, e posteriormente é feita a lavagem com detergente neutro, em alguns casos com aplicação de ceras para realçar a cor e o brilho das plantas e outros. Também são feitos a classificação, hidratação, formação de fechos e empacotamento para transportes de longa distância.  “Mesmo antes da pandemia pela Covid-19, a realização da limpeza do produto é fator primordial para os produtores de flores, pois essa etapa garante a qualidade e a longevidade do seu produto”, esclarece.

De acordo com a pesquisadora da Empaer, a floricultura representa um dos mais promissores segmentos do agronegócio contemporâneo, com um mercado mundial que movimenta valores acima de U$5 bilhões em exportações. Segundo Daltro, a floricultura comercial abrange o cultivo de flores e plantas ornamentais com variados fins, que incluem desde as culturas de flores para corte até a produção de mudas arbóreas e as de porte elevado. Envolve a produção, o comércio e a distribuição de flores e plantas cultivadas com fim ornamental.

Um dos pontos positivos é que o Estado de Mato Grosso possui excelentes características de solo e clima, além de localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva. A atividade de produção de flores possibilita múltiplas formas de exploração e diversidade de cultivo que podem ser: produção de flores de corte, plantas envasadas, folhagens, plantas de interior e viveiros de produção de mudas para jardins.

Déll Santos | Empaer

A floricultura tropical é uma atividade geradora de emprego e renda, fixadora de mão-de-obra no campo

Conforme Daltro, a floricultura tropical é uma atividade geradora de emprego e renda, fixadora de mão-de-obra no campo e alternativa de diversificação da produção em propriedades rurais e áreas impróprias para outras atividades agropecuárias, promovendo o rápido retorno do capital empregado em face do ciclo curto da maioria das plantas cultivadas, possibilitando uma remuneração acima da média.

“É um mercado movido pelo sentimento, que promove o consumo do ‘bem estar’. Flores e folhagens são bem vindas em todas as ocasiões, elas encantam, deixam os ambientes mais harmoniosos e as pessoas mais felizes. Um verdadeiro bálsamo para nossas vidas e um alento em tempos de pandemia, sendo uma forma de diminuir a distância e demonstrar o amor e carinho às pessoas queridas”, conclui Eliane.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil