Empresas de telemarketing têm prefixo (0303) obrigatório a partir de hoje

Começa a valer, a partir desta quinta-feira (10), o uso obrigatório do prefixo 0303 na ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada.

O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel , o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. A medida determina que as redes de telecomunicações permitam a identificação clara do código no visor do aparelho.

Além disso, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. Também caberá às teles empregar os meios tecnológicos necessário para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.

Veja também

Polícia Civil cumpre 48 ordens em MT contra quadrilha especializada no golpe do Falso Executivo

Deputados votam redução da maioridade penal em comissão

Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026

Aposta de Brasília ganha prêmio de R$ 30,4 milhões da Mega-Sena

Lei torna crime exercício ilegal da medicina veterinária

Motorista capota carro na BR-163 após ser fechado por caminhão