Encontro debate estratégias para reduzir emissões de metano na pecuária de corte em Mato Grosso

Discussões contribuíram para o aprimoramento das ações estaduais voltadas à agropecuária sustentável

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) participou, nesta terça-feira (3.3), do workshop Fortalecendo a estratégia de mitigação de metano na bovinocultura de corte, promovido em parceria com integrantes do Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ Mato Grosso. O encontro foi organizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), no âmbito do projeto Climate and Clean Air Coalition (CCAC).

O workshop reuniu representantes de instituições públicas, entidades do setor produtivo e organizações parceiras para discutir o avanço das estratégias voltadas à redução das emissões de metano na pecuária de corte no Estado. Durante o encontro, foram apresentados e debatidos o estágio de adoção de práticas sustentáveis previstas no Plano ABC+, com destaque para a Terminação Intensiva de bovinos, a recuperação de pastagens degradadas e os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A iniciativa teve como objetivo alinhar ações em andamento, compartilhar experiências e avaliar desafios relacionados à implementação dessas tecnologias no território mato-grossense, contribuindo para o fortalecimento das políticas de produção agropecuária de baixa emissão de carbono.

De acordo com Lucas Neiva da Cunha, representante técnico do Imaflora, o encontro também teve como foco a definição de prioridades e o aprimoramento das estratégias já em andamento.

“O objetivo é adaptar ao contexto de Mato Grosso as diretrizes construídas em nível nacional, considerando suas especificidades e os avanços já consolidados. Quando analisamos essas ações de forma sistêmica, conseguimos entender melhor as prioridades, identificar o que já avançou e reconhecer os desafios que ainda precisam ser superados, fortalecendo o plano de implementação que vem sendo construído desde o primeiro ciclo do Plano ABC”, afirmou.

Em Mato Grosso, a execução do Plano ABC+ é coordenada pela Sedec, responsável por presidir e secretariar o Grupo Gestor Estadual. O colegiado atua na articulação institucional, na difusão de tecnologias sustentáveis, na capacitação de produtores, no monitoramento dos resultados e no incentivo à adoção de práticas que contribuam para uma agropecuária mais eficiente e ambientalmente sustentável.

O Plano ABC+ incentiva a adoção de sistemas produtivos que conciliam aumento da produtividade com conservação ambiental, promovendo maior resiliência das propriedades rurais e estimulando a regularização ambiental. Entre as diretrizes estabelecidas para o período de 2023 a 2030 estão a integração das atividades agropecuárias, o uso de tecnologias conservacionistas e a melhoria da gestão das áreas produtivas.

A superintendente de Agronegócios e Energia da Sedec, Camila Bez Batti Souza, ressaltou que a secretaria tem atuado de forma integrada com diferentes segmentos da cadeia produtiva para ampliar a adoção das tecnologias previstas no Plano ABC+ em Mato Grosso.

“A Sedec vem unindo esforços com a classe produtiva, instituições de pesquisa e entidades parceiras para garantir que as metas do Plano ABC+ sejam alcançadas. Esse trabalho conjunto é essencial para consolidar Mato Grosso como referência em produção sustentável, conciliando desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, afirmou.

Segundo a superintendente, o fortalecimento dessas ações também contribui para ampliar a competitividade do agronegócio mato-grossense, diante da crescente demanda por sistemas produtivos alinhados às boas práticas ambientais e à sustentabilidade.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Simples Nacional: representantes do setor produtivo e parlamentar do MT defendem aumento para todas as faixas enquadradas

Concurso em Sorriso mobiliza estudantes para produção de videocasts sobre agricultura regenerativa

Exportações de carne bovina de MT crescem 74% no 1º trimestre de 2026

Mato Grosso terá pesquisa inédita sobre perfil de turistas em eventos regionais

CNI mobiliza Congresso para ampliar debate sobre redução da jornada de trabalho

Sefaz disponibiliza simulador gratuito para cálculo do Imposto de Transmissão de Doação e Causa Mortis