Encontro Estadual reforça importância da cultura de paz nas escolas de Mato Grosso

Com mensagem de paz nas escolas, foi retomado na manhã desta quarta-feira (3) o 2º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, no auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A Companhia Vostraz de teatro apresentou a peça “Eu quero a Paz”, com participação especial do Coral Canto & Encanto da Escola Municipal de Educação Básica Salvelina Ferreira da Silva, de Várzea Grande, e emocionou a plateia composta por cerca de 400 pessoas.

Na sequência, a mensagem foi reverberada com o primeiro painel do dia, em que se debateu “A prevenção dos conflitos no ambiente escolar: Conciliação, Mediação e Justiça Restaurativa”. Presidido pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o painel teve como expositores a assessora especial da presidência do TJMT para Justiça Restaurativa, Katiane Bochetti da Silveira, o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, o secretário de Estado de Educação, Allan Resende Porto, e o diretor de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Marco Antonio Alves Braga.

A presidente do TJMT fez um retrospecto da evolução do Sistema de Justiça nas últimas décadas e destacou o advento das práticas restaurativas como um divisor de águas. Defendeu que o encontro estadual realizado conjuntamente pelo Ministério Público de Mato Grosso, Poder Judiciário e Governo do Estado trará diferentes olhares para que se construa um Sistema de Justiça mais sustentável, razoável e que atenda às necessidades dos cidadãos. “Cada um de nós tem tudo a ver com isso. A solução não cabe às instituições, mas sim à construção individual de cada um de nós, que temos um papel a exercer”, ponderou Clarice Claudino da Silva.

A pedagoga e facilitadora de círculos de construção de paz Katiane da Silveira reforçou que a mediação, a conciliação e os círculos de construção de paz são ferramentas da Justiça Restaurativa e que esta é um convite para se trabalhar as pessoas. “É uma Justiça que nos convida a, em vez de olhar para a culpa, olhar para a responsabilidade. Em vez de perseguir, promove o encontro. Em vez de impormos, buscamos o diálogo. Automaticamente podemos pensar que saímos de uma cultura de guerra para uma cultura de paz. Mas a cultura não é algo fácil de mudar, por isso estamos aqui nesse processo”, afirmou.

O promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior abordou o conflito no contexto escolar, a prática da mediação e dos círculos de paz nesses espaços, e as ameaças registradas em diversas escolas do estado no mês passado. Pontuou que a paz nas escolas não significa a ausência do conflito, mas está diretamente ligada à maneira de conduzi-lo. “Conflitos não tratados acabam gerando violência”, explicitou.

O membro do MPMT falou sobre a experiência exitosa de atuação interinstitucional que possibilita a realização dos cursos “Mediação de conflitos escolares” e “Facilitadores de círculos de construção de paz nas escolas” e que o grande desafio para o futuro está em multiplicar a iniciativa para que beneficie todas as escolas estaduais. Por fim, divulgou a cartilha digital “Orientações sobre segurança nas escolas”, recém lançada pelo Ministério Público, com orientações aos diretores de escolas, pais e alunos, o protocolo a ser seguido em casos de indício ou ocorrência de violência escolar e os tipos penais envolvidos.

O encontro seguiu à tarde com o segundo painel, que trata do tema “A Lei Henry Borel – Desafios e atribuições”. O promotor de Justiça e diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Wesley Sanchez Lacerda foi o presidente de mesa. Os palestrantes foram o coordenador do CAO da Infância e Juventude, promotor de Justiça Nilton César Padovan, o juiz de Direito da Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Jamilson Haddad Campos, a coordenadora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT, tenente-coronel Emirela Martins e a delegada de Polícia e Titular da Especializada do Adolescente de Cuiabá, Judá Maali Marcondes.

galeria de imagens

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo