Encontro reuniu profissionais de educação de 15 municípios em Sorriso

A partir do tema “Reflexões do desenvolvimento pedagógico e seus impactos na aprendizagem”, Sorriso sediou na última sexta-feira (29 de abril), o 2º Fórum da Undime-MT, Regional Centro-norte, no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Durante todo o dia, o evento reuniu diretores, coordenadores e equipes técnicas dos 15 municípios que compõem a regional centro-norte em um momento de formação reflexiva. O I Encontro de Gestores em Educação, promovido pela Regional Centro-norte, aconteceu em Sinop, em agosto de 2021.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler,  o foco do encontro foi buscar um olhar alfabetizador na educação infantil; a alfabetização na idade certa, que é até o 2º ano; recuperar as defasagens escolares e trazer as habilidades necessárias para os alunos a partir do 3º ano; e valorizar e incluir as tecnologias educacionais no meio escolar.

“Através destas reflexões estamos construindo vários trabalhos, a exemplo do monitoramento da educação, que iniciou ano passado e que vários municípios já estão pondo em prática através de um programa de monitoramento que avalia o desempenho escolar e traça o perfil de aprendizagem dos alunos em todas as etapas de ensino. Essa avaliação permite traçar metas e estratégias no processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos e isso tem sido muito importante na recuperação da defasagem escolar que a pandemia deixou”, destacou Lúcia.

“O encontro é uma forma de unir os municípios em prol da educação, com foco no pedagógico, fazendo com que os profissionais tenham a oportunidade de ouvir experiências exitosas na educação infantil, nas series iniciais, o uso da tecnologia em sala de aula e ainda promover o trabalho em rede, onde os municípios compartilhem ações e cresçam juntos”, reforçou a presidente da Regional Centro-norte, Suzane Bess.

O vice-prefeito, Gerson Bicego, participou da abertura do evento e destacou a importância de debater a educação. “Estão reunidos aqui hoje profissionais de municípios que formam uma região com uma importância econômica tão grande e a educação é o pilar de tudo, pois forma pessoas e promove o futuro de nossas crianças. A pandemia fez com que o ensino precisasse se reinventar e esse encontro certamente terá uma trajetória muito positiva, pois traz à tona o debate de como será o futuro da educação”, frisou.

As temáticas

Durante a manhã, o evento contou com palestras de profissionais renomados como o professor Amaral Barbosa de Lima, que falou sobre “Gestão de resultados na aprendizagem”; e Michelene Rufino Amálio Araújo de Brito, que trouxe a temática “Relato de experiência: Importância do monitoramento do Plano Municipal de Educação”.

No período da tarde, a programação envolveu salas temáticas: Educação Infantil: A construção da Linguagem e o novo olhar ao universo infantil, com o professor Geraldo Peçanha de Almeida; Alfabetização: Principais ferramentas para alfabetizar em um novo tempo; acolhimento e autoestima, com a professora Lídia Beatriz Santos Stuard; Professores do 4º e 5º ano: Foco nas aprendizagens prioritárias do 4º ano aos Anos finais do ensino fundamental, com o professor Amaral Barbosa de Lima; e contemplando as tecnologias da educação teve o Workshop de ciência e tecnologia: Práticas pedagógicas.

A última palestra do dia foi com Sérgio Vale da Paixão, que abordou a temática “Educação Integral: gestão escolar e emocional em questão”.

 

galeria de imagens

Veja também

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal