A Energisa, em parceria com o poder público e a Eletronorte, anunciou a implementação de um plano integrado para mitigar os riscos de desabastecimento de energia em Sorriso. Após discussões entre as partes, foi decidido um conjunto de medidas para minimizar o impacto de um desligamento emergencial previsto para domingo (22), necessário para a manutenção de um dos três transformadores da subestação Sorriso. O reparo poderá durar até cinco dias.
Entre as principais ações acordadas, estão:
- A instalação de uma subestação móvel da Energisa para ampliar a capacidade da subestação da Eletronorte em Sorriso, parte já prevista no plano inicial.
- O aumento de 8% na capacidade de transmissão de uma subestação interligada da Eletronorte na Região Norte, com a decisão já oficializada.
Além disso, houve uma colaboração essencial com produtores rurais e a agroindústria local para reduzir a demanda por energia durante o período de manutenção, permitindo também a oferta de energia excedente ao sistema.
A Energisa destacou a importância do diálogo contínuo entre os setores envolvidos para garantir o pleno atendimento da população e reforçou seu compromisso com soluções eficazes em situações de risco ao abastecimento.