Energisa Mato Grosso age em contingência devido a temporais; em Sorriso postes foram derrubados

A Energisa Mato Grosso informou que está operando em regime de contingência com reforço de equipes em resposta aos temporais que afetaram o norte do estado nas últimas 24 horas. Os fenômenos climáticos severos causaram impactos significativos na infraestrutura elétrica da região.

Neste sábado e domingo (14 e 15), quase 100 postes de energia foram derrubados devido aos ventos intensos e chuvas fortes que atingiram a área durante o fim de semana. As cidades de Sorriso e Alta Floresta foram as mais afetadas pelos danos.

Em Sorriso, rajadas de vento excepcionalmente fortes resultaram na torção de uma rede de transmissão de energia elétrica. A empresa já conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para a maioria dos clientes afetados na região, e as equipes continuam trabalhando incansavelmente para normalizar completamente a situação.

Em Alta Floresta, os temporais impactaram a região rural, mas a equipe da Energisa conseguiu normalizar completamente o fornecimento de energia elétrica nessa área.

A região metropolitana também sofreu os efeitos da chuva acompanhada por ventos fortes no dia 15. Os bairros Três Barras, Jardim Umuarana, Jardim Brasil, Nova Conquista, Jardim Leblon, Jardim Tropical, Jardim Kennedy, Campo Velho, Jardim Califórnia, Jardim Europa, Grande Terceiro, Beira Rio, Asa Bela, Asa Branca, Santa Isabel, Eldorado, Nova Hollywood e Novo Mundo foram os mais afetados. Até o momento, 90% dos clientes afetados tiveram o fornecimento de energia restabelecido.

José Nelson, gerente de operações da Energisa Mato Grosso, enfatizou que suas estruturas são projetadas para resistir a desafios climáticos, mas os eventos dos últimos dias foram extremos.

Nesse contexto, a Energisa emite alertas para dias chuvosos:

  • Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas.
  • Evitar manutenções durante a chuva, especialmente em telhados, para evitar riscos de ser atingido por raios. Equipamentos elétricos conectados à tomada também não devem ser manipulados durante chuvas, devido ao risco de choque elétrico.
  • Sempre desligar o disjuntor em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa.
  • Evitar a proximidade de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, nem buscar abrigo em locais abertos, próximos a postes ou sob a fiação elétrica. Esses lugares tornam-se perigosos devido ao risco de descargas elétricas naturais.
  • Se objetos forem arremessados na rede elétrica devido a ventos fortes, a orientação é não se aproximar e não tentar afastar a fiação.

A Energisa Mato Grosso reforça que os canais de atendimento estão disponíveis para relatar problemas e solicitar assistência:

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso