Equipe realiza ações voltadas à troca gratuita de equipamentos, atividades educativas e conscientização sobre o uso eficiente e sustentável da energia elétrica
Em comemoração ao aniversário de 39 anos de Sorriso, a Energisa presenteia o município com uma série de iniciativas do projeto Nossa Energia, com foco especial nos moradores do bairro Jardim Amazônia. A ação visa promover a eficiência energética por meio da troca gratuita de lâmpadas e ventiladores por modelos mais econômicos, beneficiando principalmente os consumidores cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Além da substituição de equipamentos, o projeto leva educação e conscientização para o uso racional da energia. De 13 a 16 de maio, uma das Unidades Móveis Educacionais (UME) da Energisa estará estacionada na Praça dos Ipês, oferecendo atividades interativas e palestras educativas para estudantes e moradores da comunidade. No dia 14, às 8h, uma palestra com o tema “Consumo Consciente, Gestão Sustentável e Futuro Inteligente” será realizada no auditório da Faculdade Atenas, voltada a servidores públicos municipais.
Com início em 2015, o Nossa Energia está em novo ciclo desde 2024 e já passou por mais de 100 municípios de Mato Grosso. A meta da Energisa é alcançar 142 cidades até novembro de 2025, com a troca de 595 geladeiras, 150 mil lâmpadas e 4 mil ventiladores. Só neste ano, o projeto já promoveu a substituição de mais de 52 mil lâmpadas e mais de 300 geladeiras.
Segundo Alex Fabiano Souza Silva, analista de eficiência energética da Energisa, o projeto tem um impacto que vai além das ações pontuais: “Através da educação, estamos estimulando novos hábitos e promovendo o uso eficiente da energia, uma forma de garantir economia e preservar o meio ambiente”.
O secretário municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa: “É um projeto que desperta a consciência sobre o consumo responsável de energia, unindo economia e sustentabilidade para as gerações futuras”.
Neste mês, o projeto também passará por Cuiabá, Rondonópolis e Poxoréu, reforçando o compromisso da Energisa com o desenvolvimento sustentável em todo o estado.