Entidades buscam fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. De acordo com dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), 7 em cada 10 mulheres vão sofrer violência ao longo de suas vidas.

A Administração Municipal de Sorriso está engajada na campanha mundial pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoverá diversas ações na tentativa de mobilizar a sociedade na prevenção e na eliminação de todas as formas de violência e apresentar os serviços ofertados a mulher vítima de violência no Município.

Com a temática “Você é capaz de se transformar”, a campanha traz a figura da borboleta como símbolo de liberdade da mulher, da capacidade de sair do casulo e se transformar. No dia 25, todos os funcionários da Semas usarão camisetas da campanha e as unidades estão sendo decoradas com o tema.

Rede de enfrentamento

A Secretaria de Assistência Social oferece atendimento especializado às mulheres vítimas de violência por meio de uma rede de enfrentamento, que vai desde o atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), até o acolhimento na Casa Abrigo da Mulher.

Além da Semas, fazem parte desta rede as polícias Civil e Militar, Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As entidades, juntas, oferecem todo o suporte necessário às mulheres vítimas de violência.

No dia 18 de novembro acontecerá o primeiro encontro de fortalecimento da rede, em que todas as entidades apresentarão o papel que desempenham, no sentido de fortalecer o trabalho. “São muitas pessoas se doando para que as mulheres vítimas de violência tenham o suporte necessário. Esse alinhamento é muito importante para que a rede se fortaleça cada vez mais e a sociedade esteja a par do trabalho que é realizado”, diz a gestora da Assistência Social, Jucélia Ferro.

De acordo com a coordenadora da Atenção Especial, Maristela Zanatta, a proposta é que todos os envolvidos no processo conheçam o trabalho de cada entidade. “Será uma troca que possibilitará que todos entendam como é feito o acolhimento e encaminhamento dessas vítimas, a atuação da Patrulha Maria da Penha, entre outros serviços ofertados, com o intuito de fortalecer o grupo”, explica.

“Esse primeiro encontro será muito importante, porque juntos construiremos uma rede mais forte e atuante. A rede tem muito a oferecer e muito para se fortalecer com a atuação de todas as entidades envolvidas”, garante a assistente social do Creas, Marcia Milesi. “Foi pensando no empoderamento das mulheres que criamos essa campanha, porque vítima ela já é e nós precisamos mostrar uma outra perspectiva de vida”, complementa.

“A partir do momento em que todos tiverem conhecimento da atuação de cada entidade envolvida, o atendimento às mulheres vítimas de algum tipo de violência se tornará mais ágil e eficaz”, frisa a psicóloga do Creas, Andrea Jascowski.

O encontro do dia 18 será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 13h30 às 17 horas.

A campanha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres terá programação também nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Distrito de Primavera.

Formas de denunciar

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180. O telefone corresponde à Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias, fornece orientação sobre direitos e legislação vigente, além de reclamações sobre serviços da rede de atendimento à mulher. A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal