Entidades debatem formas de atuação no enfrentamento à violência contra a mulher

Dando sequência à programação da campanha que celebra o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na tarde de ontem (18) o primeiro encontro de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento teve como objetivo apresentar o papel que cada entidade desempenha no processo, buscando o fortalecimento da rede. Participaram servidores do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); as polícias Civil e Militar; 2ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso; Defensoria Pública; Serviço de Acolhimento para Mulheres Vítimas; OAB Sorriso; Assembleia Legislativa; ONG Cirinho Sorrindo; e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

De acordo com a coordenadora da Atenção Especial, Maristela Zanatta, as apresentações ocorreram conforme o fluxo de atendimento da rede de enfrentamento. O processo, segundo a coordenadora, envolve, muitas vezes, a atuação de diferentes entidades nos serviços que vão desde a abordagem à mulher vítima de violências até o acolhimento temporário ou provisório. “Neste encontro, cada entidade pode apresentar o seu trabalho aos demais envolvidos no processo, possibilitando que todos entendam como funciona a atuação de cada equipe na rede e como isso tudo, somado, gera resultados positivos”, disse Maristela.

Para o comandante da Policia Militar de Sorriso, Tenente Coronel Jorge Almeida, o encontro possibilitou que as entidades explanassem suas atuações e missões dentro da rede, o que auxilia no trabalho diário das outras instituições. “A Policia Militar acredita no serviço em rede e na necessidade de nos unirmos no atendimento às mulheres que sofrem violações de direitos, buscando a proteção integral da família”, destacou.

“Esse foi o primeiro de muitos encontros que virão na busca de fortalecermos a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Foi um momento muito produtivo, em que umas equipes se colocaram à disposição de outras para colaborar com o trabalho, buscando unicidade. Demos o ponta pé inicial para um trabalho de alinhamento que será fundamental para o sucesso da rede, porque queremos que esse serviço especializado cresça e ganhe força a cada dia”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Veja também

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para emitir boleto do IPTU e concorrer a prêmios

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente