Entidades do agronegócio aderem a plano para adotar práticas sustentáveis no Estado

Entidades do agronegócio se reuniram, nesta terça-feira (26.07), em Cuiabá, para debater ações do Plano de Agropecuária de Baixo Carbono (Plano ABC+) no Estado. O plano visa adotar práticas sustentáveis para serem aplicadas na agropecuária.

Na ocasião, 26 lideranças do agronegócio, entre elas o Fórum Agro MT, aderiram ao Comitê Gestor Estadual em prol de ações para garantir a implantação de práticas de manejo, usos sustentáveis dos recursos naturais e tecnologias de produção com vistas a adaptação à mudança do clima e redução de emissão de gases do efeito estufa.

Dessa forma, as 26 entidades que assinaram o Termo de Adesão irão se tornar membro do Grupo Gestor Estadual, responsável pela implementação do Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+ MT).

“Queremos ampliar estas ações para fomentar a sustentabilidade e promover as tecnologias de baixa emissão de carbono. Essas medidas conservadoras dos recursos naturais trazem para o produtor rural uma nova forma de trabalhar com a agropecuária, e mais rentável, contribuindo com várias questões ambientais e trazendo qualidade de vida para o agro”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda Lima.

Entre as tecnologias que devem ser fomentadas por meio do plano ABC+ estão as práticas para recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto de grãos e hortaliças, bioinsumos, dentre outras medidas sustentáveis que podem ser aplicadas na atividade agropecuária.

Além da apresentação do Plano ABC+, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou às entidades do agronegócio dados e informações sobre o Cadastro Ambiental Rural em Mato Grosso.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

Algodão incendiado

Incêndio destrói milhares de fardos de algodão e deixa prejuízo milionário no Nortão

vigilancia-sanitaria-monitora-area-com-caso-de-raiva-animal-em-lucas-do-rio-verde (1)

Caso de raiva animal é monitorado pela Vigilância Sanitária em Lucas do Rio Verde

pxexomtu2im6wsyqwqi21tubr6uvxyssc9zgurdybzmpuodi

Transportadoras de Sinop, Sorriso e região buscam ‘rotas alternativas’ por causa do baixo preço do frete até Miritituba

sadi_Silvano

Sindicato Rural de Sorriso elege nova diretoria nesta quinta-feira (28) – vídeo

Ve-990x556 (1)

Empresas de Sinop e Sorriso fazem manifesto contra preço baixo do frete e suspendem transporte de alguns produtos

b7f3fc2e-e57a-44f1-99a9-da9c7b600152

A Voz do Povo: Sorriso conclui colheita da safra de milho com produtividade alta (vídeo)