Entrevista destaca a importância da prevenção no Novembro Azul para a saúde do homem

O programa Voz do Povo desta segunda-feira, 24 de novembro, recebeu o urologista Dr. Alexandre Rezende, que reforçou a importância do Novembro Azul como porta de entrada para que mais homens procurem o médico regularmente e previnam o câncer de próstata, cuja detecção precoce é simples e decisiva para o sucesso do tratamento.

O programa Voz do Povo desta segunda-feira, 24 de novembro, recebeu nos estúdios da Sorriso FM o médico urologista Dr. Alexandre Rezende para um bate-papo especial sobre a campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem, especialmente à prevenção do câncer de próstata.

Durante a entrevista, o especialista lembrou que, embora a campanha tenha surgido com o foco específico na prevenção desse tipo de câncer, ela acabou se tornando um grande estímulo para que os homens procurem o médico com mais regularidade. Segundo o urologista, os homens ainda cuidam menos da própria saúde, realidade comprovada por estatísticas que mostram que a longevidade feminina é maior justamente por conta da maior adesão das mulheres aos cuidados preventivos.

Dr. Alexandre reforçou que, mesmo com a campanha já consolidada, no Brasil um quarto dos casos de câncer de próstata ainda são descobertos em estágio relativamente avançado, o que reduz as chances de um tratamento simples e eficaz. Ele lembrou que se trata de um câncer de diagnóstico fácil e de tratamento igualmente simples quando identificado precocemente.

O médico explicou que a consulta anual de rastreio é fundamental. A recomendação é que homens a partir dos 50 anos realizem a avaliação todos os anos, enquanto aqueles que possuem histórico familiar (pai ou avô com diagnóstico de câncer de próstata) ou que são afrodescendentes devem iniciar esse acompanhamento mais cedo, a partir dos 45 anos. Entre os exames utilizados, estão o PSA, um simples exame de sangue, e o toque retal, ambos essenciais para o diagnóstico seguro da doença.

Além do foco no câncer de próstata, o urologista também fez alertas sobre a saúde masculina de forma geral, ressaltando hábitos que ajudam na prevenção de diversas doenças: boa alimentação, descanso adequado, evitar o tabagismo, reduzir o estresse e moderar o consumo de alimentos defumados. O médico ainda citou referências e sites importantes que podem servir de fonte confiável de informação ao público.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Natal Encantado acontece na Praça das Fontes em Sorriso no dia 13 de dezembro

Bandas de Sorriso conquistam 1º lugar em suas categorias no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras

Nota MT contempla 129 entidades sociais com repasse de R$ 135 mil

SES realiza captação de múltiplos órgãos no Hospital Regional de Sinop

Resultado preliminar da prova prática do concurso da Seduc é divulgado pela FGV; prazo para recursos termina dia 25

Ciclomotores deverão ser emplacados a partir de janeiro de 2026 para circular regularmente