Os entrevistados alertaram para o aumento de casos entre pessoas acima de 50 anos e reforçaram que, embora o Brasil já tenha alcançado duas das metas da ONU, ainda precisa ampliar o acesso ao tratamento para atingir o índice de 95%.
O programa Voz do Povo desta segunda-feira (8) destacou avanços importantes no combate ao HIV/AIDS, apresentados pela coordenadora do SAE de Sorriso, Michele Saldanha, e pelo farmacêutico Júnior Abrantes, que alertaram para o aumento de casos entre pessoas acima de 50 anos e reforçaram que, embora o Brasil já tenha alcançado duas das metas da ONU, ainda precisa ampliar o acesso ao tratamento para atingir o índice de 95%.
O programa Voz do Povo desta segunda-feira, 8 de dezembro, recebeu nos estúdios da Sorriso FM a coordenadora do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Michele Saldanha, e o farmacêutico do setor, Júnior Abrantes, para falar sobre a campanha Dezembro Vermelho, movimento internacional dedicado à prevenção das ISTs, com destaque para o HIV/AIDS. A data mais simbólica da campanha é o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Michele e Júnior explicaram que os números nacionais apresentam melhora importante. Em 2023, o Brasil registrou mais de 10 mil óbitos em decorrência da AIDS. Já em 2024, esse número caiu para 9.157, representando um avanço significativo no enfrentamento da doença. Outro ponto positivo destacado pelos profissionais é que a transmissão vertical — de mãe para bebê — está praticamente zerada. Em Sorriso, o desempenho do município nessa área já garantiu ao SAE uma recomendação nível prata, reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido.
Apesar dos avanços, a equipe alerta para preocupações crescentes. Os casos de HIV entre pessoas acima de 50 anos têm aumentado, enquanto a faixa etária com maior incidência continua sendo a de 15 a 24 anos. Por isso, reforçam a importância de conscientização, prevenção e testagem regular em todas as idades.
Os entrevistados também comentaram sobre as metas globais estabelecidas pela ONU para 2030 — o chamado 95-95-95:
* 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas,
* 95% delas em tratamento,
* 95% com supressão viral.
Segundo Michele e Júnior, o Brasil já ultrapassou o primeiro indicador e alcançou a meta da supressão viral. No entanto, o país ainda está abaixo dos 95% no acesso ao tratamento, etapa que precisa avançar para garantir a eficácia da política de controle da AIDS.
Veja a entrevista no vídeo.