Equipamentos hospitalares comprados no exterior chegam em Mato Grosso

As 200 camas hospitalares e cinco mil óculos de proteção comprados pelo Governo do Estado na China desembarcaram nesta terça-feira (28.04) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Os equipamentos foram adquiridos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Um avião comercial de carga pousou em solo mato-grossense por volta das 11h40 com os equipamentos. O descarregamento segue os trâmites burocráticos alfandegários antes de seguir para o destino final: as camas para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande e os óculos, distribuídos aos profissionais da saúde.

“Estes equipamentos são de suma importância para estruturar toda a rede de leitos que o Estado está montando para atender aos pacientes com Covid-19, além de garantir a segurança necessária para os nossos profissionais da Saúde poderem atuar”, afirmou o governador Mauro Mendes.

As 200 camas hospitalares vão incrementar a ampliação do Hospital Metropolitano, cuja entrega deve ocorrer no início de maio. A unidade passará a contar com 210 leitos hospitalares a mais para o tratamento exclusivo dos pacientes da Covid-19.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou a necessidade da aquisição dos equipamentos para melhor estruturar a rede estadual de saúde e garantir o atendimento à população. Ele ainda lembrou que as ampliações no número de leitos em hospitais estaduais serão permanentes.

Chegada dos primeiros equipamentos hospitalares comprados na China
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

“Essa operação de aquisição é fruto de uma força-tarefa de toda equipe do Governo de Mato Grosso, que garantiu esse recebimento. Os materiais são fundamentais neste momento para garantir o tratamento dos pacientes do coronavírus e ficarão depois para um atendimento em saúde muito melhor para toda a população mato-grossense”, disse o secretário.

Os equipamentos foram embarcados em Shangai, na China, no início de abril. Parte do trajeto foi feito pelo mar, da China até os Estados Unidos, e o restante de avião, até Mato Grosso.

Também estão a caminho do Estado as aquisições de camas hospitalares elétricas (255), macacões de proteção (40 mil), protetores faciais (5 mil), máscaras cirúrgicas (500 mil) e do tipo KN95 (50 mil).O Estado ainda adquiriu 20 mil testes Covid-19, 215 monitores e 120 respiradores.

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril