Equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais elabora mapa de risco do Município

Sorriso conta, nesta semana, com uma equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) que está fazendo o mapeamento de riscos geológicos do Município no tocante a enchentes, inundações e movimentos de massa na área urbana e de expansão urbana.

Os geólogos Anderson de Souza e José Antônio da Silva participaram, na manhã de hoje (8) de uma reunião com o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec – Semsep), Fábio dos Santos, com o engenheiro civil Marcelo de Oliveira Campos, que também integra Compdec, com os secretários municipais Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente – Sama); Milton Geller (Obras e Serviços Públicos – Semosp) e  Wanderly Gnoato (adjunto da Cidade – Semcid).

De acordo com Anderson, que coordena o CPRM, o trabalho será feito em pontos já previamente identificados por imagens de satélite e também em pontos listados pelo Município. Este trabalho de mapeamento segue até quinta-feira (11) e o resultado será compilado em um relatório que será enviado ao site do Serviço Geológico do Brasil e também disponibilizado ao Município, via Compdec.

“É um trabalho que vem em boa hora, pois sofremos constantemente com problemas ligados a alagamentos quando há muita chuva, e certamente, este mapa pode nos ajudar, principalmente a avaliar melhor o atual sistema de drenagem, bem como a buscar recursos em outras esferas para refazer este sistema nos pontos em que ele já se mostra insuficiente”, aponta o titular da Semosp, Milton Geller.

Servidores da Prefeitura acompanharão o trabalho da equipe, apontando áreas que requerem esta análise especializada. “Estamos abertos a estas demandas trazidas pela Prefeitura e temos como foco a identificação de riscos ‘altos’ e ‘muito altos’ ”, destaca Anderson, complementando que o trabalho será reforçado por um integrante da Defesa Civil do Estado. Atualmente, Sorriso vive a Situação de Alerta por conta do excesso de chuva e trabalha para a emissão de outro decreto, desta vez de Situação de Emergência, nos próximos dias.

Veja também

Sorriso: corpo de jovem que estava desaparecido é encontrado; foi morto a tiros

Extravasamento de esgoto na Rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso

Igreja Católica inicia celebrações do Tríduo Pascal nesta quinta-feira

Sorriso sedia neste sábado (30) Campeonato de Capoeira Nagô

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Indea de Mato Grosso reforça fiscalizações sobre Comércio de Peixes durante a Semana Santa