Equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar auxilia no combate a queimada em fazenda na região de Sinop-Sorriso

A ação foi registrada nesta quinta-feira (27-07), quando a equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM) foi acionada para combater um incêndio que atingiu a vegetação de uma fazenda localizada às margens da BR-163, entre os municípios de Sinop e Sorriso, especificamente na área correspondente ao município de Vera, a cerca de 80 km de Sinop.

De acordo com os registros dos militares, a área afetada pelo fogo faz parte da zona de preservação permanente da propriedade e estava cercada por áreas de plantio, além de estar próxima à mata ciliar, localizada às margens do rio Caiabi. O fogo predominou em direção ao leste, avançando em direção à área de plantio, o que levou as equipes a utilizarem maquinários e caminhões pipa para criar aceiros, a fim de evitar a propagação das chamas.

Os militares relataram que a vegetação densa e a presença de linhões dificultaram as ações de apoio da aeronave no combate ao incêndio, exigindo a definição de estratégias para um melhor controle do avanço do fogo. No entanto, as descargas de água realizadas pela aeronave enfraqueceram as chamas, evitando que estas ultrapassassem os aceiros.

A equipe do GavBM trabalhou incansavelmente durante o combate às chamas, empregando um total de seis mil litros de água na aeronave e realizando duas descargas sobre o foco do incêndio. Além disso, nove bombeiros foram mobilizados para dar suporte às operações, trabalhando arduamente até o final da tarde para controlar completamente as chamas.

O incêndio em questão representa mais um episódio preocupante de queimadas que têm sido recorrentes na região, colocando em risco não apenas a fauna e a flora local, mas também propriedades rurais e a saúde das comunidades próximas. As autoridades enfatizam a importância de medidas preventivas e de conscientização sobre o uso do fogo, especialmente em áreas sensíveis, como matas ciliares e de preservação.

A atuação rápida e eficiente da equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar foi fundamental para conter o avanço das chamas, evitando danos maiores à fauna e flora da região

 

 

Veja também

Dia dos Avós: uma celebração de sabedoria e amor

Seminário em Lucas do Rio Verde debaterá legislação e segurança na aviação agrícola

CNH Social: “A carteira de habilitação vem para ajudar a alavancar minha vida”, afirmou beneficiário

Capoeirista de Sorriso brilham em Campeonato de Lucas do Rio Verde

Sorriso: estrada para a Linha Celeste segue bloqueada para pavimentação

Polícia Militar detém 4 pessoas comercializando entorpecentes nos bairros Jardim Itália e Amazonas