Equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar auxilia no combate a queimada em fazenda na região de Sinop-Sorriso

A ação foi registrada nesta quinta-feira (27-07), quando a equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM) foi acionada para combater um incêndio que atingiu a vegetação de uma fazenda localizada às margens da BR-163, entre os municípios de Sinop e Sorriso, especificamente na área correspondente ao município de Vera, a cerca de 80 km de Sinop.

De acordo com os registros dos militares, a área afetada pelo fogo faz parte da zona de preservação permanente da propriedade e estava cercada por áreas de plantio, além de estar próxima à mata ciliar, localizada às margens do rio Caiabi. O fogo predominou em direção ao leste, avançando em direção à área de plantio, o que levou as equipes a utilizarem maquinários e caminhões pipa para criar aceiros, a fim de evitar a propagação das chamas.

Os militares relataram que a vegetação densa e a presença de linhões dificultaram as ações de apoio da aeronave no combate ao incêndio, exigindo a definição de estratégias para um melhor controle do avanço do fogo. No entanto, as descargas de água realizadas pela aeronave enfraqueceram as chamas, evitando que estas ultrapassassem os aceiros.

A equipe do GavBM trabalhou incansavelmente durante o combate às chamas, empregando um total de seis mil litros de água na aeronave e realizando duas descargas sobre o foco do incêndio. Além disso, nove bombeiros foram mobilizados para dar suporte às operações, trabalhando arduamente até o final da tarde para controlar completamente as chamas.

O incêndio em questão representa mais um episódio preocupante de queimadas que têm sido recorrentes na região, colocando em risco não apenas a fauna e a flora local, mas também propriedades rurais e a saúde das comunidades próximas. As autoridades enfatizam a importância de medidas preventivas e de conscientização sobre o uso do fogo, especialmente em áreas sensíveis, como matas ciliares e de preservação.

A atuação rápida e eficiente da equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar foi fundamental para conter o avanço das chamas, evitando danos maiores à fauna e flora da região

 

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros