A iniciativa integra esforços de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento social, e deve beneficiar diretamente as comunidades rurais envolvidas, fortalecendo o vínculo entre escola, território e meio ambiente.
Um importante projeto de educação ambiental e reflorestamento está sendo implantado na Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, em Sorriso (MT), com foco na produção de mudas nativas destinadas à recuperação ambiental do Assentamento Jonas Pinheiro. A iniciativa, patrocinada pela ONG ESPN, destinou aproximadamente R$ 250 mil para a construção de uma estufa (viveiro de mudas) e o desenvolvimento das demais atividades previstas no projeto.
O tema foi destaque na edição desta terça-feira (10) do programa A Voz do Povo, que entrevistou as professoras do IFMT, Terezinha Ferreira de Almeida e Rosangela Rogéria Griep, além da diretora da escola Matilde, Ilzeny Barbosa Rodrigues.
Segundo as convidadas, a estufa já está instalada nas dependências da escola. A próxima etapa envolve um mutirão com os moradores do assentamento, como forma de contrapartida comunitária, para preparar o espaço e iniciar a produção das mudas. “É uma ação conjunta que une educação, meio ambiente e participação comunitária”, ressaltaram.
Além da produção de mudas, o projeto prevê ações de formação. Dois editais devem ser lançados na próxima semana. O primeiro será voltado à contratação de professores para o curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Agente de Cidadania e Educação Ambiental, aberto a docentes do IFMT e à comunidade sorrisense. O segundo edital oferecerá 40 vagas para o curso, sendo metade destinadas a mulheres do assentamento e o restante a demais moradores da região.
Um segundo curso, com foco na coleta de sementes, também está previsto, com 20 vagas exclusivas para mulheres.
As representantes destacaram ainda que, além da recuperação ambiental, o projeto tem como um de seus pilares o empoderamento feminino.
Veja a entrevista no vídeo.