Escola Militar Tiradentes de Sorriso realizou palestra com embaixador da Nasa falando sobre experiência nos EUA

A Escola Militar Tiradentes de Sorriso realizou uma a palestra virtual com a participação de mais de 150 estudantes do ensino fundamental e médio da unidade, além dos coordenadores militares. A palestra “Um Professor no Espaço” foi ministrada pelo professor Antônio Márcio Rennó Matos, que abordou a sua experiência quando esteve a serviço da National Aeronautics and Space Administration (Nasa), nos Estados Unidos. A transmissão ocorreu nesta segunda-feira (10.05), pelas redes sociais da escola.

Antônio Marcio, que reside em Itajubá (MG), destacou quais foram as etapas cumpridas até a seleção, enfatizando a importância de estudar e acreditar sempre em seus sonhos. Também contou um pouco sobre a trajetória das principais pesquisas e feitos da Nasa relacionando-se as pesquisas para viagens no espaço.

O palestrante também explanou sobre o projeto de sua autoria o “ConheCiência”, que lhe possibilitou usufruir do título de Embaixador na Nasa. O projeto consiste em alunos, sob sua orientação e coordenação, ensinarem ciências para jovens de comunidades carentes.

A professora de física da Escola Militar, Adriana Palu, idealizadora da palestra virtual, destaca que a ideia surgiu da curiosidade dos próprios alunos pelo tema astronomia durante as aulas de física. A curiosidade foi tanta que os alunos participarem em 2019 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, oportunidade em que teve a ideia de promover palestras com o intuito de trazer mais oportunidades de conhecimento aos seus alunos. Com as aulas remotas, surgiu a oportunidade de convidar o palestrante para relatar suas experiências na Nasa.

“Considerando que quem ensina aprende, aprende muito mais, eu acredito que a gente possa, mesmo nesse momento difícil, construir Ciência e ajudar nossos alunos a construírem e solidificarem os saberes. O Objetivo foi alcançado”, comemora a professora.

Entre os alunos, a palestra foi o maior sucesso. Kauan Macena, do 3º ano do Ensino Médio, gostou muito da palestra, pois o assunto foi motivador. “O professor Antônio Márcio me inspirou e muito com sua história de vida. É muito gratificante ver um professor brasileiro tendo a honra de visitar a Nasa”, assinala.

Para Nina Milene, do 1ª ano do Ensino Médio, foi uma experiência proveitosa, principalmente por ver que uma pessoa humilde, através de muito estudo e disciplina, pode participar de um importante projeto na Nasa.

“O que mais gostei foram as imagens das experiências pelas quais ele passou, as mulheres que lá trabalham e como ele contou a rotina de trabalho deles e dos astronautas”, destaca.

Para o diretor da escola, tenente coronel Ilton Botelho da Costa Campos, iniciativas como essa da professora agregam valor ao processo ensino-aprendizagem dos alunos, estimulando-os a estudar, enaltecendo habilidades como disciplina, perseverança e resiliência ao apresentar bons exemplos, sendo ainda, uma estratégia de busca ativa junto aos estudantes para que participem mais das aulas.

Veja também

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Prazo para justificar ausência no Encceja termina nesta sexta-feira