Escola Municipal Vila Bela dá início ao Programa Educacional Proerd em Sorriso

Nesta quarta-feira (23), a Escola Municipal Vila Bela deu um passo importante na promoção da educação preventiva ao sediar a emocionante aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa, que visa combater os males das drogas e da violência entre crianças e adolescentes, é resultado de uma parceria sólida entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Semed).

O evento marcou o comprometimento da Escola Municipal Vila Bela em proporcionar uma educação abrangente e significativa aos seus mais de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino, tanto na sede quanto nos distritos, incluindo a Escola Municipal Jardim Bela Vista, Escola Municipal Caravágio e Escola Municipal Boa Esperança.

Com o lema “Caindo na Real”, os instrutores do Proerd irão abordar uma variedade de tópicos cruciais, desde o combate direto às drogas e à violência, até questões mais amplas como cidadania, valorização da vida e bullying. Além disso, serão exploradas temáticas relevantes relacionadas ao comportamento, hierarquia e disciplina, fornecendo aos alunos ferramentas práticas para enfrentar os desafios do mundo atual.

O Sargento Pedro Alves (PM), um dos instrutores do programa, compartilhou sua perspectiva sobre a importância do Proerd: “O Proerd é um programa preventivo que ensina de maneira mais dinâmica, crianças e adolescentes, a enfrentar a violência e se desviarem das tentações das drogas, alguns dos principais malefícios à sociedade atualmente. Nosso papel é apresentar um mundo melhor para que esses pequenos tenham a oportunidade de chegar à vida adulta de forma mais saudável possível.”

Desde sua implementação no Município, o Proerd já impactou positivamente mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, abrangendo estudantes do 1º ao 7º ano. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, enfatizou o impacto do programa: “Milhares de alunos já foram formados pelo Proerd tanto na sede quanto nos distritos do nosso Município. Este é um programa que tem apresentado um retorno excelente na mudança de comportamento e respeito dos alunos em sala de aula, refletido em casa com os familiares; nós como educadores, de certa forma, contribuímos na formação e direcionamento de uma vida melhor para essas crianças.”

A expectativa é de que mais de 800 alunos se beneficiem do programa até o final de 2023, reforçando a missão do Proerd em criar um ambiente mais seguro, consciente e saudável para as gerações futuras.

 

galeria de imagens

Veja também

Cerimônia na Seduc marca pré-embarque dos estudantes que vão vivenciar intercâmbio na Inglaterra

Seduc finaliza ações de preparação para avaliações do Saeb; 526 escolas estaduais participam

Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário

Seduc organiza grande final do SuperChef da Educação 2025 nesta quarta-feira (3)

Associação Estudantil de Sorriso oferece cursos gratuitos para jovens em vulnerabilidade

Sorriso recebe R$ 47,6 milhões em investimentos para ampliar e modernizar escolas estaduais