Escola Municipal Vila Bela dá início ao Programa Educacional Proerd em Sorriso

Nesta quarta-feira (23), a Escola Municipal Vila Bela deu um passo importante na promoção da educação preventiva ao sediar a emocionante aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa, que visa combater os males das drogas e da violência entre crianças e adolescentes, é resultado de uma parceria sólida entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Semed).

O evento marcou o comprometimento da Escola Municipal Vila Bela em proporcionar uma educação abrangente e significativa aos seus mais de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino, tanto na sede quanto nos distritos, incluindo a Escola Municipal Jardim Bela Vista, Escola Municipal Caravágio e Escola Municipal Boa Esperança.

Com o lema “Caindo na Real”, os instrutores do Proerd irão abordar uma variedade de tópicos cruciais, desde o combate direto às drogas e à violência, até questões mais amplas como cidadania, valorização da vida e bullying. Além disso, serão exploradas temáticas relevantes relacionadas ao comportamento, hierarquia e disciplina, fornecendo aos alunos ferramentas práticas para enfrentar os desafios do mundo atual.

O Sargento Pedro Alves (PM), um dos instrutores do programa, compartilhou sua perspectiva sobre a importância do Proerd: “O Proerd é um programa preventivo que ensina de maneira mais dinâmica, crianças e adolescentes, a enfrentar a violência e se desviarem das tentações das drogas, alguns dos principais malefícios à sociedade atualmente. Nosso papel é apresentar um mundo melhor para que esses pequenos tenham a oportunidade de chegar à vida adulta de forma mais saudável possível.”

Desde sua implementação no Município, o Proerd já impactou positivamente mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, abrangendo estudantes do 1º ao 7º ano. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, enfatizou o impacto do programa: “Milhares de alunos já foram formados pelo Proerd tanto na sede quanto nos distritos do nosso Município. Este é um programa que tem apresentado um retorno excelente na mudança de comportamento e respeito dos alunos em sala de aula, refletido em casa com os familiares; nós como educadores, de certa forma, contribuímos na formação e direcionamento de uma vida melhor para essas crianças.”

A expectativa é de que mais de 800 alunos se beneficiem do programa até o final de 2023, reforçando a missão do Proerd em criar um ambiente mais seguro, consciente e saudável para as gerações futuras.

 

galeria de imagens

Veja também

Governador envia projeto para tornar obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais

Governo de Mato Grosso regulamenta Programa de Escolas Estaduais Cívico-Militares

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil em Sorriso fala sobre adaptação de alunos na volta às aulas

Promotoria de Justiça de Sorriso instaura Procedimento Administrativo para cumprimento da Lei Estadual do Livro e da Leitura

Reformas em escolas municipais alteram cronograma de retorno às aulas

Governo de Mato Grosso mantém a meta de ampliar o número de alfabetizados até 2025