Escolas de Sorriso recebem Prêmio Nacional de Sustentabilidade com projeto Lixo Zero

Quatro escolas em Sorriso, Mato Grosso, foram reconhecidas nacionalmente por sua notável contribuição para a promoção da sustentabilidade e redução do lixo, através do Projeto “Escola Lixo Zero”. A iniciativa, promovida pelo Programa Eco Sorriso, fez com que as instituições de ensino se destacassem no Prêmio Lixo Zero, uma premiação nacional que reconhece municípios, escolas, entidades, personalidades e empresas que se destacaram em 2023 ao oferecer soluções e fomentar a sustentabilidade através da diminuição do lixo.

Entre as 24 categorias premiadas, as escolas sorrisenses foram certificadas como as primeiras “Escolas Lixo Zero” do Centro-Oeste e conquistaram o 4º, 5º e 6º lugares no ranking nacional, destacando-se entre as demais escolas participantes. Além disso, Sorriso agora é reconhecida como a única cidade do Brasil a ter mais de uma instituição de ensino com o título de “Escola Lixo Zero”. A solenidade de premiação ocorreu no Museu de Imagem e Som, Chico Albuquerque, em Fortaleza (CE).

O município de Sorriso abraçou o projeto-piloto por meio das seguintes escolas selecionadas: Papa João Paulo II; Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva; Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga); e Centro Municipal de Educação Básica Sorriso (Cemeb). Durante todo o ano, essas escolas implementaram ações visando eliminar a geração de lixo, alcançando significativos resultados.

Três das escolas conseguiram atingir a meta exigida de 90% de redução dos resíduos produzidos, enquanto a quarta escola alcançou uma redução de cerca de 80%. A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, enfatizou que este foi um experimento com resultados satisfatórios, visando despertar a conscientização ambiental entre alunos, professores e demais funcionários da rede municipal de ensino.

“O nosso objetivo é despertar essa conscientização ambiental com os alunos, com os professores, e com os demais funcionários da rede municipal de ensino, para que todos eles possam disseminar essas boas práticas para além do âmbito escolar. Depois desse trabalho, tivemos um grande avanço na sustentabilidade, nas ações sustentáveis aliadas à educação e reciclagem de resíduos não só nas nossas unidades, mas no nosso Município, de forma geral”, destacou Drechsler.

O coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, ressaltou que as escolas, estudantes e demais envolvidos tiveram suas rotinas completamente alteradas para incorporar práticas sustentáveis. O projeto foi planejado para curto, médio e longo prazo, buscando criar uma consciência ambiental nas crianças e, consequentemente, em suas famílias.

“Estamos felizes por essa conquista que eleva Sorriso para esse reconhecimento de sustentabilidade. É uma soma de esforços, que envolve a troca das lixeiras por pontos de coleta de recicláveis e os resíduos de alimentos agora alimentam os biodigestores de todas as unidades de ensino, convertendo o que viraria lixo em gás de cozinha para produzir merenda escolar e em adubo para as hortas”, explicou Martins.

As escolas passaram por auditoria que comprovou as ações realizadas ao longo do ano. Os locais selecionados não possuem mais lixeiras, adotaram a prática da compostagem, transformando o adubo do resto da merenda escolar, e passaram a separar os lixos, gerando benefícios ao meio ambiente.

Martins ressalta que o plano para 2024 é ampliar o projeto e práticas sustentáveis para as demais escolas do município, incluindo no conteúdo programático e pedagógico dos alunos, universidades, faculdades, espaços públicos e até mesmo empresas, como forma de conscientizar, cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade.

Instituto Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, privada e pioneira na disseminação do Conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, representa no país a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo. A missão do ILZB é articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade. Com mais de mil embaixadores e mais de 3 mil voluntários pelo Brasil, o Instituto já impactou milhares de pessoas diretamente, guiando-as e ajudando-

galeria de imagens

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying