Escolas estaduais de Sorriso debatem modelo cívico-militar no Voz do Povo

Objetivo foi trazer clareza sobre o modelo da escola cívico-militar, considerando que mais duas escolas de Sorriso passarão por consulta popular com este objetivo.

O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, desta quarta-feira, 11 de fevereiro, recebeu a vereadora Silvana Perin, acompanhada das diretoras Jaqueline Moi, da Escola Estadual Inácio Schevinski, e Leiliane Lopes, da Escola Estadual Maria Spinelli.  As duas unidades da rede estadual estão na lista divulgada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) para consulta pública sobre a possível transformação em escolas no modelo cívico-militar.

Durante a entrevista, as diretoras esclareceram dúvidas enviadas por ouvintes e internautas e explicaram que, caso a proposta seja aprovada pela comunidade escolar, a gestão pedagógica permanece sob responsabilidade de civis. Ou seja, as diretoras continuam à frente das unidades, assim como a coordenação pedagógica.

O modelo prevê a disponibilização de cinco militares por escola, que atuarão no apoio à gestão, especialmente em questões disciplinares, organização e rotina escolar.

Entre os requisitos avaliados para que uma escola seja incluída na consulta pública estão:

  • Índices de desempenho acadêmico
  • Taxas de evasão escolar
  • Registros de violência e insegurança
  • Situações recorrentes como uso de drogas e conflitos internos

Segundo as diretoras, o objetivo do modelo é contribuir para o fortalecimento da disciplina e da organização no ambiente escolar. Elas destacaram que a escola reflete a sociedade e enfrenta desafios como bullying, indisciplina e dificuldades de aprendizagem — inclusive para alunos que desejam estudar, mas acabam prejudicados pelo ambiente.

“A escola precisa ser um lugar de paz e de regras claras”, pontuaram.

 

Consulta pública

As próximas etapas incluem audiências preliminares nas próprias escolas, onde o modelo será detalhado para pais e estudantes.

Já nos dias 24 e 25 de fevereiro, acontece a consulta pública oficial. Poderão votar membros da comunidade escolar, sendo que estudantes a partir de 16 anos também têm direito ao voto.

 

Audiência sobre transporte escolar

Na oportunidade, a vereadora Silvana convidou a comunidade sorrisense para uma audiência pública no dia 24 de fevereiro, às 19h, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – campus Sorriso.

O encontro tratará de problemas relacionados ao transporte escolar, que, segundo a parlamentar, têm causado transtornos e até casos de evasão escolar.

O tema segue mobilizando pais, estudantes e educadores, que terão a oportunidade de participar ativamente da decisão sobre o futuro das unidades escolares.

Veja a entrevista no vídeo.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Tolerância zero contra perturbação do sossego é tema do Voz do Povo

Hospital Central faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

Nova UPA da Zona Leste terá capacidade para 10 mil atendimentos mensais em Sorriso

Sine-MT disponibiliza mais de 2 mil vagas nesta semana; 138 em Sorriso

Governo Federal reconhece MT com Selo Ouro por alfabetização de crianças

Comissão de servidores aprova proposta da Prefeitura para RGA 2026 e auxílio-alimentação em Sorriso