Esmagamento de soja alcança novo recorde em Mato Grosso

As indústrias mato-grossenses esmagaram em maio 1,24 milhão de toneladas de soja. O volume, considerado recorde, supera em 2,37% o total processado em abril e em 6,22% quando comparado com o mesmo mês em 2024.

Os números foram trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (16) e revelam que o volume esmagado é maior ainda que as 1,22 milhão de toneladas observadas em março.

Com o resultado de maio, Mato Grosso registra no acumulado de 2025 um volume de 5,78 milhões de toneladas de soja esmagadas, alta de 1,82% em relação ao período de janeiro a maio do ano passado.

“Esse cenário está atrelado à maior demanda dos coprodutos, principalmente pelo óleo de soja, que, no mês de maio, foram exportadas 36,90 mil toneladas, incremento de 186,30% em relação a abril”, explica o Instituto.

Outro fator que impulsionou o processamento da soja no estado foi a melhora nos maquinários das indústrias.

No que tange a margem bruta de esmagamento em maio essa apresentou recuo de 6,99% na variação mensal, totalizando R$ 597,57 a tonelada. Conforme o levantamento do Imea, apesar da queda mensal, a margem bruta está 74,99% superior ao registrado no mesmo período em 2024.

Veja também

Agroindustrialização é caminho para o desenvolvimento de MT, defendem lideranças em mesa-redonda

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro e impulsiona modelo agrícola do Centro-Oeste

Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

Cat Sorriso comemora 23 anos e abre inscrições para o 12º Fórum da Mulher no Campo