Especialista explica como produtor deve agir diante de perdas imprevisíveis

Em um cenário de incertezas climáticas que afetam o agronegócio brasileiro, produtores rurais enfrentam o desafio constante de lidar com as consequências imprevisíveis do clima sobre suas safras. Romário Alves, CEO e Fundador da Sonhagro, empresa dedicada a auxiliar produtores em situações de frustração de safra, destaca a importância da preparação diante desses desafios.

“A atividade agrícola é arriscada, e, mesmo tomando todas as precauções necessárias, o clima pode causar perdas significativas”, afirma Alves. Ele destaca que é essencial que os produtores estejam cientes de seus direitos e saibam como comprovar os danos causados por eventos climáticos extremos.

Para obter o benefício de frustração de safra relacionado ao crédito rural, o especialista orienta os produtores a seguir procedimentos específicos. Alves destaca a importância de confirmar a razão da frustração da safra, incluindo a coleta de materiais publicados em notícias sobre problemas climáticos na região e decretos de calamidade emitidos pelo Poder Executivo Municipal.

A comprovação das perdas da safra também é crucial. Alves sugere ações como obter fotos e vídeos diários da propriedade rural e da plantação, solicitar imagens de satélite que evidenciem as áreas afetadas e elaborar laudos minuciosos sobre as perdas com a assistência de um responsável técnico.

“É fundamental que o produtor esteja bem documentado e acompanhe de perto todo o processo de comprovação das perdas”, destaca Romário. Ele enfatiza a importância de apresentar as evidências diretamente às instituições financeiras, acompanhadas de um pedido de prorrogação das operações de crédito rural antes do vencimento dos títulos, baseado em um cronograma de pagamento realista e na capacidade financeira do produtor.

 

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil