Especialistas discutem envelhecimento e o papel dos avós em entrevista na Sorriso FM

As convidadas abordaram temas sensíveis e fundamentais sobre o envelhecimento, os cuidados com os idosos e a valorização do papel dos avós na sociedade, em alusão ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho

Nesta quinta-feira (24), a Sorriso FM recebeu duas médicas especialistas para uma entrevista especial em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. A conversa foi conduzida com foco no envelhecimento saudável, nas transformações sociais que envolvem os idosos e na importância do vínculo entre avós e netos.

Participaram do programa a Dra. Juliana Siqueira, especialista em Clínica Médica, com pós-graduação em Geriatria e Cuidados Paliativos, e a Dra. Natália Mazeti, também especialista em Clínica Médica e Geriatria, com formação em Cuidados Paliativos. A entrevista abordou temas sensíveis e relevantes sobre a longevidade, o papel afetivo e social dos avós e os desafios do cuidado com os idosos.

Dra. Juliana abriu a conversa lembrando que o aumento da expectativa de vida é um fenômeno global que já faz parte da realidade local. Segundo ela, esse novo cenário exige da sociedade uma mudança de postura diante da velhice, com mais atenção, planejamento e respeito. Na sequência, Dra. Natália destacou a importância dos cuidados de saúde para um envelhecimento bem-sucedido. Ela ressaltou que qualidade de vida na terceira idade depende de um conjunto de fatores, como alimentação, atividade física, vínculos afetivos e acompanhamento médico regular.

Quando questionada sobre o papel dos avós na realidade atual, Dra. Juliana destacou que, muitas vezes, eles acabam assumindo funções que vão além do cuidado afetivo, como o suporte financeiro e educacional aos netos. “Os avós ainda são um grande alicerce das famílias. No entanto, é importante garantir que esse papel seja exercido com equilíbrio, respeitando seus limites e necessidades”, enfatizou.

Dra. Natália falou da importância de os netos conhecerem a história de seus avós, cultivarem vínculos de respeito e assumirem também a responsabilidade do cuidado.  Outro ponto discutido foi o impacto da tecnologia na relação entre avós e netos. Para a Dra. Juliana, embora os dispositivos digitais possam distanciar fisicamente, também abrem caminhos para novas formas de conexão.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorrisense Luana Vaites anuncia lançamento de seu primeiro livro com apoio de projeto cultural

A Voz do Povo recebe músicos da Banda Vila Bela e destaca projeto de orquestra em Sorriso

1º Gonzagão com Festival de Quadrilhas acontece neste sábado (26) em Sorriso

Tudo pronto para a 18ª Festa do Colono e do Motorista neste domingo (27)

Operação Lei Seca resulta em prisões, apreensões e dezenas de multas em Sorriso

Motorista que perseguiu e colidiu com carro da ex-companheira em Sorriso é solto com medidas cautelares