Estado assume execução de pesquisa da Covid-19 em Cuiabá



Gestão municipal comunicou a não adesão à pesquisa e coletas são realizadas por equipes da Saúde Estadual

Dos 10 municípios que participaram da pesquisa soroepidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, apenas Cuiabá não aderiu ao trabalho de coleta das amostras, que compete às gestões municipais. No contexto de pandemia pelo coronavírus, a pesquisa tem o objetivo fundamental de monitorar a infecção pela Covid-19 no Estado.

Diante da relevância da ação, o Estado assumiu a execução da coleta em Cuiabá e prevê que o término desta fase ocorra até o dia 10 de outubro.

“Nove municípios de Mato Grosso executaram com muito comprometimento a etapa das coletas. Neste momento, para a boa gestão da Saúde Pública, é fundamental sabermos a porcentagem da população que já foi infectada pelo coronavírus. Por isso as equipes do Estado vão a campo em Cuiabá”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O Ofício nº 692, do dia 15 de setembro de 2020, comunicou a “impossibilidade de adesão” à pesquisa por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Dentre as razões para a inexecução, está: a deficiência de pessoal para cumprir o cronograma proposto; as condições climáticas de temperatura e umidade relativa do ar “absolutamente insalubres”; a logística de composição das equipes e a sobrecarga das equipes de enfermagem nas unidades de enfrentamento à Covid-19.

Como os dados oficiais consideram apenas as pessoas diagnosticadas com a doença – isto é, cidadãos que foram necessariamente testados –, a pesquisa é importante justamente por abranger toda a população e indicar a prevalência da Covid-19 em território mato-grossense, tendo a margem de erro em apenas 3%.

Os municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Rondonópolis, Sinop Tangará da Serra e Várzea Grande já concluíram a etapa de coleta e aguardam as próximas fases.

A pesquisa

O trabalho é coordenado pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e conta com o apoio dos Escritórios Regionais e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios envolvidos no estudo.

A metodologia utilizada na pesquisa é a estratégia quantitativa e transversal. A realização do exame é por meio de teste de sangue. As análises são realizadas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen); já as coletas são feitas por agentes de saúde, por meio das secretarias dos municípios.

As cidades selecionadas terão amostras coletadas de 250 a 700 pessoas, de acordo com o número populacional. O setor censitário testado será sorteado, bem como a casa e o morador do domicílio.

Veja também

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano