Estado tem segunda maior taxa de mortes por álcool ao volante

Mato Grosso tem a 2ª maior taxa de mortes no trânsito causadas pela combinação álcool e volante. Dados são do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) e mostram que no Estado são 11,5 mortes a cada 100 mil habitantes. A taxa é mais que o dobro da média nacional – 5 mortes a cada 100 mil/ha – e fica atrás apenas do Tocantins, que está em 1º lugar com 11,8. Entre as principais vítimas fatais estão os motociclistas.

Os números fazem parte da 5ª edição da publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros Panorama 2023, que será lançado no próximo. Os dados são do Ministério da Saúde de 2010 e 2021. Parte do levantamento foi divulgado nesta semana em comemoração aos 15 anos da Lei Seca. A pré-publicação traz ainda a taxa de internações por acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool que, em 2021, foi 46,9 casos a cada 100 mil mato-grossenses. O dado coloca o estado na 9ª posição no país.

Psicólogo e pesquisador do Cisa, Kae Leopoldo explica que, em Mato Grosso, os motociclistas são a única categoria que apresenta tendência de aumento de óbitos no período avaliado. Em relação às outras categorias, como ocupantes de automóveis e pedestres, apresentam tendência de redução de mortes. Apesar do aumento das mortes entre motociclistas, Kae destaca que isto não é um indicativo que eles estejam bebendo e pilotando, uma vez que os outros envolvidos podem ter ingerido bebida alcoólica e assumido o volante.

“O fato da motocicleta deixar o usuário mais vulnerável, o maior prejudicado pode não ser a pessoa que bebeu”. Quanto às internações, ele destaca que apenas ocupantes de automóvel apresentam tendência de redução, enquanto as demais categorias se mantêm estáveis.

Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, afirma que o país é um dos poucos no mundo a estabelecer tolerância zero de álcool para a direção de veículos e que ter uma legislação que proíba álcool e direção é uma das estratégias mais eficazes para diminuir acidentes.

Em Mato Grosso, dados da Operação Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp), apontam que as prisões em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante cresceram 25% no comparativo dos 4 primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado. Enquanto de janeiro a abril do ano passado ocorreram 632 prisões, este ano já são 788.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital