Estudante apresenta projeto sustentável inovador de irrigação de pasto

A estudante do ensino médio Roberta Scolari, do colégio rural Patrocínio Joaquim Dias, de Alto Araguaia (distante a 482 km de Cuiabá), apresentou seu projeto de irrigação de pasto, voltado à agricultura familiar durante uma live no Instagram do MT Ciências, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), realizada nesta quinta-feira (27).

O projeto da estudante de 15 anos que mora na zona rural, obteve destaque durante a 11ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti), realizada ano passado. Ela foi classificada entre os 12 alunos ganhadores de uma bolsa de estudos ofertada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), instituição vinculada à Seciteci.

A garota contou, durante o encontro virtual, que por meio da bolsa ela conseguiu investir no projeto que já ganhou notoriedade entre os produtores da região Araguaia.

“Apresentei o meu projeto em feiras agropecuárias e para alguns produtores aqui da região, que demonstraram interesse em instalar o sistema, que utiliza a força do vento para tocar um cata-vento, que vai manter a irrigação do pasto por meio de um aspersor de irrigação”, explica ela.

O sistema elaborado pela aluna e orientado pela professora Maria Zibia é sustentável e ecologicamente correto. Segundo a estudante, a ideia é manter o pasto saudável para garantir melhor nutrição animal e lucratividade aos pequenos produtores.  

“Se a grama estiver sempre verde e em bom estado, o produtor de leite terá alimento para o gado o ano todo e assim poderá manter sua lucratividade até durante o período de seca. Tudo isso com baixo custo e alto benefício”, comentou.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que estes encontros virtuais motivam os estudantes a criar ou investir em seus projetos, além de fomentar as ações desenvolvidas pelo MT Ciências.

“O mais interessante deste projeto é que o produtor terá melhor rentabilidade financeira, pois economizará no plantio e manutenção de grama, garantindo alimento para o gado e mantendo o sustento familiar. Por isso que iniciativas como estas devem ser incentivadas”, falou.

Quem quiser conhecer melhor os projetos desenvolvidos pelo MT Ciências, pode entrar no site mtciencias.com.br  e também nas redes sociais, pelo Facebook  ou no perfil do Instagram @mtciencias 

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo