Estudantes da Rede Estadual participam da 33ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

A Escola Estadual Desembargador ‘Milton Armando Pompeu de Barros’, em Colider, irá participar da 33ª Jornada de Foguetes, de 24 a 27 de outubro, na cidade de Barra do Piraí (RJ). Para o evento, a gestão da unidade escolar formou duas equipes compostas por alunas do Ensino Médio. Anelise Carrara (1º A), Brenda Arruda (1ºA), Handrielly Torres (3ºA), Isabella Padilha (3ºA) e Júlia Henchen (3ºA) vão ao Rio de Janeiro acompanhadas pelo professor de Geografia, Rinaldo Marques Padilha.

O evento acontece desde 2009 e os participantes são selecionados dentre aqueles que participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no corrente ano, em suas escolas. Em 2022, reunirá equipes do Ensino Médio de vários estados e que lançaram o mais distante possível os seus foguetes em atividades escolares.

As duas equipes que representarão Mato Grosso são iniciantes na construção e lançamentos de foguetes, mas aceitaram o desafio. Na Escola Estadual ‘Milton Armando Pompeu de Barros’, por exemplo, já se tornou tradição a realização da Mostra Brasileira de Foguetes. Desde 2011 que acontece, com objetivo de estimular os alunos à pesquisa e inovação.

“É importante a participação da comunidade estudantil em eventos como esse, afinal, contribui para o ensino-aprendizagem e leva os docentes a mais experimentos capazes de motivar os alunos. Dessa forma, eles são estimulados à aprendizagem de conceitos científicos”, define a diretora regional de educação do polo Sinop, Cristiane Signor.

Cristiane observa que nesse ano letivo, a Mostra de Foguetes foi realizada em abril com a participação de professores, estudantes e da comunidade externa. “Essas experiências promovem autonomia e o protagonismo dos estudantes. Além disso, desperta a consciência da preservação, já que usam materiais recicláveis na construção dos foguetes. No que depender da DRE, vamos continuar apoiando essas ações”, completou.

Em setembro deste ano, a escola também participou da 2ª Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes, em Guarantã do Norte. Na ocasião, conquistaram o 2º lugar, competindo com escolas de Ensino Médio Regular, Ensino Médio do IFMT e Escolas Militares.

As garrafas pet são a matéria-prima principal desta experiência. Para cada foguete, usa-se duas garrafas. Uma para o corpo do foguete e outra para a ponta. Feito isso, são coladas três ou quatro aletas na base e elas adquirem o formato de foguete. Já o combustível para levantar voo, é o resultado da reação química de vinagre e bicarbonato de sódio.

Para o lançamento dos foguetes, é utilizado uma base construída com tubos de PVC, com algumas conexões e acessórios de baixo custo. Os foguetes construídos e lançados pelos alunos da unidade escolar voam distâncias entre 100 a 210 metros, porém, o objetivo para o evento no Rio de Janeiro é ultrapassar os 300 metros e estar entre as cinco melhores equipes do Brasil.

“Agradecemos à Seduc-MT, que, por meio da DRE polo Sinop, viabilizou R$14 mil em verba complementar para custear as passagens, estadia e inscrição das equipes no evento. Nossas estudantes estão dispostas a competir e, certamente, buscarão o primeiro lugar no pódio. Nosso reconhecimento também ao professor de Geografia, Rinaldo Marques Padilha. Ele é o nosso maior incentivador”, disse o diretor da escola, Fabiano Costa.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo