Estudantes de MT receberão 15% de bônus no Enem para entrar na UFMT a partir de 2024

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que forem de Mato Grosso e se candidatarem para os cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2024.

A medida, que foi publicada nessa terça-feira (26) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), tem o objetivo de atuar como uma política publica de inclusão regional.

Segundo a publicação, o bônus na nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada.

Também serão contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou também por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.

Conforme o documento, a bonificação terá efeito apenas classificatório e não será levado em consideração para eventuais critérios eliminatórios.

Ainda de acordo com o documento, não será permitido a mudança de modalidade ou desistência da ação afirmativa após o período de inscrição.

Já os candidatos que forem possíveis beneficiários tanto da bonificação estadual, quanto da política de reserva de vagas definida pela Lei de Cotas, devem optar por uma dessas duas ações afirmativas, não sendo permitida a aplicação das duas.

Veja também

Armazém de grãos é consumido pelo fogo durante madrugada em Sorriso

Defesa do Capitão Bombeiro Daniel Alves contesta acusações do Ministério Público do Mato Grosso

Médico de Mato Grosso é suspenso pelo CRM-MT após envolvimento em crime

Gato-palheiro resgatado em Sorriso passa a viver em zoológico de SP para reprodução da espécie

MPMT firma acordos e destina quase R$ 4 milhões para instituições em Vera e Feliz Natal

Começa nesta quinta-feira consulta ao lote de restituição do IRPF