Estudantes de Sorriso são orientados sobre riscos com o uso do cigarro eletrônico

Para tratar dos riscos de cigarros eletrônicos é que a médica pneumologista, Simone de Oliveira, realizará uma série de palestras com o tema “Não se engane com as novidades; ele não é inocente e pode te matar” em escolas estaduais.

O trabalho inicia amanhã, 26 de agosto, na Escola Estadual Arlete Cappellari, às 15 horas. Na sequência, também amanhã, às 16 horas, a pneumologista estará na escola estadual 13 de Maio. Já na segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 15 horas a ação será no Instituto Federal de Mato Grosso. Também no dia 29, às 17 horas, a discussão será na Escola Militar Tiradentes Cabo PM Antônio Dilceu da Silva Amaral. E, completando o ciclo, em setembro haverá uma palestra na Escola estadual José Domingos Fraga.

A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, pontua que essas são ações que visam a prevenção da saúde nas escolas. “O tabagismo é um tema que precisa ser trabalhado tanto em casa como nas escolas; é preciso alertar e despertar para essa consciência em relação aos riscos do tabagismo”, frisa.

O trabalho desenvolvido nas escolas integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas.

O vape

De acordo com cientistas, o cigarro eletrônico, também chamado vape – abreviação de “vaporizador”; assim como o cigarro convencional também faz mal à saúde por liberar nicotina. Presente tanto nos cigarros tradicionais quanto no vape, a nicotina causa vício, ou seja, ao ser inalada provoca dependência assim como outros tipos de drogas.

Veja também

Mutirão de cirurgias oferece vasectomia e laqueadura com valor social em Sorriso

Clínica Majestic recebe nesta semana atendimento de especialista em harmonização facial

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

InfoGripe alerta para aumento das internações por VSR e influenza A e B

Mato Grosso registra 55 casos e 9 mortes por meningite em 2026; Sorriso e Sinop lideram óbitos

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan