Estudantes de Sorriso são orientados sobre riscos com o uso do cigarro eletrônico

Para tratar dos riscos de cigarros eletrônicos é que a médica pneumologista, Simone de Oliveira, realizará uma série de palestras com o tema “Não se engane com as novidades; ele não é inocente e pode te matar” em escolas estaduais.

O trabalho inicia amanhã, 26 de agosto, na Escola Estadual Arlete Cappellari, às 15 horas. Na sequência, também amanhã, às 16 horas, a pneumologista estará na escola estadual 13 de Maio. Já na segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 15 horas a ação será no Instituto Federal de Mato Grosso. Também no dia 29, às 17 horas, a discussão será na Escola Militar Tiradentes Cabo PM Antônio Dilceu da Silva Amaral. E, completando o ciclo, em setembro haverá uma palestra na Escola estadual José Domingos Fraga.

A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, pontua que essas são ações que visam a prevenção da saúde nas escolas. “O tabagismo é um tema que precisa ser trabalhado tanto em casa como nas escolas; é preciso alertar e despertar para essa consciência em relação aos riscos do tabagismo”, frisa.

O trabalho desenvolvido nas escolas integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas.

O vape

De acordo com cientistas, o cigarro eletrônico, também chamado vape – abreviação de “vaporizador”; assim como o cigarro convencional também faz mal à saúde por liberar nicotina. Presente tanto nos cigarros tradicionais quanto no vape, a nicotina causa vício, ou seja, ao ser inalada provoca dependência assim como outros tipos de drogas.

Veja também

Governo de MT assina termo para construção de centro do SER Família com atendimento a crianças com autismo

SES adere à campanha nacional de vacinação para crianças e adolescentes

Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)

SES realiza a quinta captação de órgãos de 2025 e salva seis pacientes na fila de espera por transplante

SES alerta população sobre vacinação contra a influenza em Mato Grosso

Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos e salva cinco pacientes