Estudantes de Sorriso são orientados sobre riscos com o uso do cigarro eletrônico

Para tratar dos riscos de cigarros eletrônicos é que a médica pneumologista, Simone de Oliveira, realizará uma série de palestras com o tema “Não se engane com as novidades; ele não é inocente e pode te matar” em escolas estaduais.

O trabalho inicia amanhã, 26 de agosto, na Escola Estadual Arlete Cappellari, às 15 horas. Na sequência, também amanhã, às 16 horas, a pneumologista estará na escola estadual 13 de Maio. Já na segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 15 horas a ação será no Instituto Federal de Mato Grosso. Também no dia 29, às 17 horas, a discussão será na Escola Militar Tiradentes Cabo PM Antônio Dilceu da Silva Amaral. E, completando o ciclo, em setembro haverá uma palestra na Escola estadual José Domingos Fraga.

A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, pontua que essas são ações que visam a prevenção da saúde nas escolas. “O tabagismo é um tema que precisa ser trabalhado tanto em casa como nas escolas; é preciso alertar e despertar para essa consciência em relação aos riscos do tabagismo”, frisa.

O trabalho desenvolvido nas escolas integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas.

O vape

De acordo com cientistas, o cigarro eletrônico, também chamado vape – abreviação de “vaporizador”; assim como o cigarro convencional também faz mal à saúde por liberar nicotina. Presente tanto nos cigarros tradicionais quanto no vape, a nicotina causa vício, ou seja, ao ser inalada provoca dependência assim como outros tipos de drogas.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo anuncia negociação de R$ 50 milhões para novo Hospital Regional em Sorriso

Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Sorriso a partir de hoje

Sorriso: bebês passam a receber vacina meningocócica ACWY a partir de julho nas unidades de saúde

Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso recebem projeto de saúde mental

Chikungunya lidera casos confirmados entre arboviroses em Sorriso, aponta boletim atualizado

Morbach Nutri amplia produção e terceiriza comercialização da linha fitoterápica