Estudantes de Sorriso são orientados sobre riscos com o uso do cigarro eletrônico

Para tratar dos riscos de cigarros eletrônicos é que a médica pneumologista, Simone de Oliveira, realizará uma série de palestras com o tema “Não se engane com as novidades; ele não é inocente e pode te matar” em escolas estaduais.

O trabalho inicia amanhã, 26 de agosto, na Escola Estadual Arlete Cappellari, às 15 horas. Na sequência, também amanhã, às 16 horas, a pneumologista estará na escola estadual 13 de Maio. Já na segunda-feira, 29 de agosto, a partir das 15 horas a ação será no Instituto Federal de Mato Grosso. Também no dia 29, às 17 horas, a discussão será na Escola Militar Tiradentes Cabo PM Antônio Dilceu da Silva Amaral. E, completando o ciclo, em setembro haverá uma palestra na Escola estadual José Domingos Fraga.

A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, pontua que essas são ações que visam a prevenção da saúde nas escolas. “O tabagismo é um tema que precisa ser trabalhado tanto em casa como nas escolas; é preciso alertar e despertar para essa consciência em relação aos riscos do tabagismo”, frisa.

O trabalho desenvolvido nas escolas integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas.

O vape

De acordo com cientistas, o cigarro eletrônico, também chamado vape – abreviação de “vaporizador”; assim como o cigarro convencional também faz mal à saúde por liberar nicotina. Presente tanto nos cigarros tradicionais quanto no vape, a nicotina causa vício, ou seja, ao ser inalada provoca dependência assim como outros tipos de drogas.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde