Estudantes do IFMT de Sorriso se preparam para competição nacional de lançamento de foguetes

Um grupo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), com idades entre 16 e 17 anos, está prestes a embarcar para uma emocionante competição de lançamento de foguetes na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A equipe do IFMT conseguiu garantir sua vaga no torneio graças a um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), uma competição promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento, conhecido como “Jornada de Foguetes”, reúne grupos de estudantes de todo o país que construíram foguetes a partir de garrafas plásticas. Esses foguetes são lançados de bases feitas de canos de PVC ou metal, impulsionados por uma reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, que gera gases pressurizados responsáveis pelo lançamento. O objetivo da competição é alcançar a maior distância horizontal possível em relação ao ponto de lançamento.

Maria Gabriela Rosa Soares, uma das estudantes do IFMT que irá competir na “Jornada de Foguetes”, revelou que o projeto do foguete e o sistema de lançamento passaram por diversas melhorias desde a fase inicial da competição, chamada de “Mostra Brasileira de Foguetes”. Ela enfatizou que a equipe utiliza agora canos de ferro e equipamentos mais modernos, tornando o foguete mais eficiente.

Essa não é a primeira vez que Maria Gabriela e sua equipe participam da etapa nacional da competição. No ano anterior, eles alcançaram uma impressionante marca de 197 metros, o que lhes rendeu um troféu na competição. Com o aprendizado adquirido, a determinação e a busca por inovação, eles esperam superar seus próprios recordes e representar o IFMT de forma brilhante.

A competição é uma oportunidade única para os estudantes colocarem em prática seus conhecimentos em ciência e tecnologia, além de fomentar o interesse pela astronomia e astronáutica. Com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, esses jovens talentos têm a chance de se destacar em um evento nacional de grande relevância na área.

A “Jornada de Foguetes” promete ser um verdadeiro espetáculo de criatividade e engenhosidade, reunindo jovens apaixonados por ciência e explorando os limites da tecnologia aplicada ao lançamento de foguetes. A comunidade do IFMT e de Sorriso se une para torcer pelo sucesso e êxito do grupo de estudantes, esperando que eles levem o nome da instituição e do estado de Mato Grosso ao topo do pódio nesta competição emocionante. A viagem está marcada para este final de semana, e a expectativa é alta para ver esses jovens talentos voando cada vez mais alto.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo