Estudantes podem se inscrever para participar da 15ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, médio e do ensino técnico e profissionalizante da rede estadual de ensino podem se inscrever na 15ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, programada para acontecer entre os dias 16 e 18 de outubro, na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (FATEC), em Cuiabá. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro.

O evento será de forma híbrida, online e presencial, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A mostra tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas. Os participantes poderão escolher entre as categorias “ciências”, “engenharias” e “economia criativa”, gratuitamente pela internet.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a mostra é mais uma oportunidade para que os estudantes mostrem a criatividade e habilidades científicas, além de se envolverem em projetos inovadores, a partir de uma programação diversificada, com oficinas e atividades interativas.

“O intuito é proporcionar aos participantes uma imersão no universo da ciência, tecnologia e inovação, estimulando o interesse nessas áreas”, afirmou.

Nesta edição, 30 trabalhos serão escolhidos como finalistas, sendo que em cada categoria serão selecionados: um projeto do 8º e 9º ano do ensino fundamental, 10 do ensino médio e um ensino técnico.

Os nove projetos com melhor pontuação (1º lugar), em cada categoria, terão como premiação um smartphone para cada aluno.

Os dois projetos das categorias ensino médio ou médio técnico com maior pontuação na avaliação e o ganhador do prêmio Farmun serão indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, organizada pela Universidade de São Paulo.

Já os 20 projetos do 1º e 2º ano do ensino médio melhor selecionados na avaliação serão premiados com 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) ofertadas pela Fapemat, com duração de até 12 meses.

O Instituto Farmun, que também é parceiro, irá premiar com um notebook o projeto mais pontuado, com a temática Agro inscrito em qualquer uma das categorias. Além disso, os estudantes e professores dos projetos selecionados como finalistas receberão certificados de participação.

É importante destacar que, para a implementação da bolsa ICJ, é necessário que o estudante esteja matriculado no ensino médio de escolas públicas; estar desvinculado do mercado de trabalho; possuir frequência igual ou superior a 80% e apresentar histórico escolar.

Os alunos e professores que tiverem dúvidas em relação à inscrição podem entrar em contato com a organização da Mostra pelo telefone (65) 9 9981-6942 ou via e-mail: inscricaoevento@secitec.mt.gov.br.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo