A convite da emissora os convidados esclareceram dúvidas sobre contratos de prestação de serviços jurídicos, possibilidade de rescisão e os caminhos para denúncias junto à Ordem.
O programa A Voz do Povo, da Sorriso FM, trouxe nesta quarta-feira uma importante discussão sobre ética na advocacia. Atendendo a pedidos de ouvintes, foram recebidos nos estúdios a presidente da OAB Sorriso, doutora Carla Guerra, e o presidente da Comissão de Ética da subseção, doutor Railson Silva Barbosa.
Em pauta, os contratos que regem a relação entre advogados e clientes e a forma como ambas as partes devem se portar ao longo da prestação de serviços jurídicos. Durante a entrevista, os representantes da Ordem destacaram que a advocacia é fundamentada na confiança mútua. Por isso, a clareza contratual é essencial desde o início do atendimento.
Eles explicaram que os contratos firmados podem ser encerrados a qualquer momento, caso seja da vontade de uma das partes. A legislação assegura essa possibilidade, especialmente em situações em que há quebra de confiança, elemento considerado indispensável na relação profissional.
Doutor Railson esclareceu ainda como funciona o trâmite de denúncias envolvendo a atuação de advogados. Segundo ele, a Comissão de Ética da OAB em Sorriso recebe as manifestações e encaminha os casos ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED), órgão responsável por analisar e, se for o caso, julgar a conduta profissional.
Os convidados reforçaram que a OAB está de portas abertas à comunidade para prestar esclarecimentos e receber eventuais denúncias. O contato pode ser feito pelo WhatsApp oficial da instituição em Sorriso, pelo número (66) 9 9977-7927, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Veja a entrevista no vídeo.