Ex-PM principal suspeito de matar advogada estava solto por falta de vaga

O ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis, 49, suspeito de ser autor do feminicídio da advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, 49, deveria estar internado no Hospital Adauto Botelho. Ele chegou a ser preso pela Polícia Civil, no dia 29 de junho deste ano, para cumprimento da sentença de dois anos de internação, após ser diagnosticado com transtornos psiquiátricos. Mas a direção do Hospital Adauto Botelho e os diretores dos presídios não acataram a determinação e o acusado acabou solto e matou a advogada na madrugada de domingo (13).

O ex-policial foi colocado em liberdade no mesmo dia da prisão, durante a audiência de custódia. O próprio juiz Leonardo Pitaluga, que determinou a internação no Adauto Botelho, decidiu pela soltura após negativas de vagas no hospital e nos presídios.

“A prisão foi efetuada para inserção do penitente na medida de segurança na modalidade de internação, motivo pelo qual determino o seu encaminhamento à unidade Adauto Botelho… Na impossibilidade da imediata internação no referido local, deverá o paciente aguardar em unidade prisional, notadamente em local adequado a sua condição de saúde mental”, ressaltou o juiz na primeira decisão.

Após a negativa de vaga por todo o sistema, o magistrado promoveu a soltura provisória de Almir, citando que ante a inércia e descaso das autoridades estatais que negaram sua entrada ao Adauto Botelho, mesmo com determinação judicial, não resta outra alternativa a este Juízo.

 

Barbárie

O corpo da advogada foi localizado pelo irmão, com sinais de espancamento, dentro do veículo dela, estacionado na região do Parque das Águas, na tarde do domingo (13).

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), rapidamente, iniciou a investigação e prendeu o suspeito que, em depoimento, além de alegar que era interditado judicialmente, disse apenas que ele e a vítima estavam embriagados.

Investigação comandada pelo delegado Marcel Gomes de Oliveira apurou que a vítima passou a tarde de sábado em um churrasco com a família e amigos e, por volta das 22h, foi com o seu carro até um bar, nas proximidades da Arena Pantanal. No local, a vítima conheceu Almir, com quem teria deixado o local, por volta das 23h30, seguindo para a casa dele, no bairro Santa Amália.

Após o fato, os familiares não conseguiram mais contato com a vítima. O irmão dela acessou um aplicativo que indicou que o celular dela estaria no Parque das Águas. No local, o corpo da vítima foi encontrado dentro de seu veículo Jeep, no banco do passageiro. Imagens de câmeras de segurança mostraram o veículo da vítima saindo da casa de Almir, na manhã do domingo, com ele na direção.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal