Exportações de milho em MT crescem 410% em 12 meses

Incremento está relacionado à antecipação da colheita em grande parte do estado

 

As exportações de milho em Mato Grosso totalizaram um volume de 456,55 mil toneladas somente em junho deste ano. De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o estado enviou ao exterior 36,06% a mais do cereal que no mês anterior. Já em comparação ao mesmo período da safra do ano passado, o incremento é ainda maior, com envios 410,04% superiores a junho de 2021.

Segundo o instituto, o crescimento é justificado pela antecipação da colheita que começou no mês de maio na maior parte das regiões do estado e segue a mais adiantada em relação às últimas cinco safras, desde o começo dos trabalhos de campo.

Neste cenário, os produtores de milho conseguiram antecipar os embarques do cereal que haviam sido comercializados antecipadamente. Por fim, com o fechamento do ano safra 2020/21 (jul-jun), no acumulado, foram enviados 16,53 milhões de toneladas ao exterior, valor 26,36% menor que o registrado na safra anterior. O principal motivo da queda está relacionado com a quebra produtiva que ocorreu na temporada passada, devido aos atrasos na semeadura em Mato Grosso, em que grande parte das áreas de milho foram plantadas fora da janela ideal.

Com informações do Imea

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil