Exposição “As cores e formas do meu mundo” encerra ciclo anual da Secretaria de Cultura em Sorriso

Os visitantes da Prefeitura de Sorriso tiveram a oportunidade de fazer uma pausa rápida para apreciar mais de 300 obras de arte em uma vibrante exposição. Os quadros, repletos de cores vivas, retratam a natureza e o cotidiano dos alunos de cinco polos culturais do município, marcando o encerramento das atividades anuais da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj).

A exposição, intitulada “As cores e formas do meu mundo”, encanta os espectadores com a diversidade de técnicas e estilos utilizados pelos participantes das oficinas culturais. Os trabalhos expostos fazem parte de um ciclo que começou com aulas teóricas no início do ano e culminou na produção dessas verdadeiras obras-primas.

O diretor das oficinas culturais, Antônio de Paula, ressalta a importância das exposições como estímulo para o desenvolvimento dos alunos nas técnicas aprendidas em sala de aula. “Eles sempre ficam muito empolgados ao mostrarem suas produções para amigos e familiares. Esse momento coroa mais um ciclo que começa com as aulas teóricas e é concluído com a produção dessas verdadeiras obras-primas”, destaca.

As obras, que estarão em exibição até o dia 24 de novembro, podem ser apreciadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O evento é uma oportunidade para a comunidade local conhecer o talento artístico dos participantes das oficinas culturais.

Para o público adulto, as oficinas têm o objetivo não apenas de proporcionar o aprendizado de técnicas artísticas, mas também de oferecer momentos de interação social e, segundo Antônio de Paula, funcionam como uma espécie de terapia ocupacional. “É como se fosse uma terapia ocupacional em que as cores têm a função de tranquilizá-los”, explica.

A gestora da pasta, Marisa de Fátima Netto, destaca o impacto positivo dos polos culturais na sociedade. “Os resultados obtidos pela pasta servem de inspiração para aumentar o número de vagas ofertadas. Nossa meta para 2024 é expandir o atendimento da Semcultj para 5 mil pessoas. É um número ambicioso e se depender da força de vontade da Administração Municipal poderá ser superado em poucos meses”, finaliza.

Atualmente, cerca de 3,5 mil pessoas participam das oficinas de desenho e pintura, teatro, dança, música, artes marciais, ginástica rítmica, fanfarra, entre outras, nos polos culturais distribuídos pela cidade, incluindo os distritos de Boa Esperança e Primavera. A exposição é um testemunho do talento e da dedicação dos alunos, proporcionando um panorama rico da expressão artística local.

galeria de imagens

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso