Exposição “Parceiros de Fibra”apresenta peças produzidas com fibra de bananeira por 20 mulheres de Sorriso, unindo sustentabilidade, saúde mental e geração de renda em um projeto transformador
No próximo sábado (13), o Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser será o cenário de uma mostra que une sustentabilidade, saúde mental e geração de renda. A exposição apresentará as criações do programa “Parceiros de Fibra”, que há três meses vem transformando a rotina de 20 mulheres de Sorriso por meio do artesanato com fibra de bananeira.
As atividades do projeto acontecem no Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, sempre às segundas e quartas-feiras, oferecendo muito mais que capacitação: o grupo encontra no processo criativo um espaço de fortalecimento emocional, aliado à valorização da arte e da ecologia.
Durante a exposição, que acontece das 16h às 22h, o público poderá conferir e adquirir as peças produzidas, contribuindo para a autonomia financeira das participantes e para a valorização do trabalho manual.
O projeto, realizado pelas secretarias municipais da Família e da Mulher (Semfa) e de Assistência Social (Semas), é conduzido pelas psicólogas e arte-terapeutas Gabriela Neves e Brine de Matos, que acompanham as mulheres em sua jornada de aprendizado, acolhimento e expressão criativa.