Falta de busca por aplicação de segunda dose leva ao aumento de casos ativos

Apenas 814 pessoas procuraram os pontos de imunização para receberem a segunda dose da vacina contra a covid-19. Esse foi o saldo da força tarefa organizada pela Secretaria de Saúde no sábado (30) e na segunda-feira (1º). A meta era imunizar no mínimo 4 mil pessoas, levando em consideração que um levantamento de quinta-feira passada (28/10), apontou que 6.901 sorrisenses estavam com a segunda dose atrasada.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro ressalta que o esquema vacinal só é completo e tem maior eficiência com a segunda dose.

“Os números de casos ativos voltaram a subir no nosso Município; hoje estamos 64 ativos. No dia 1º, por exemplo, 17 pessoas testaram positivo; destas, 5 adultos não tinham recebido nenhuma dose de imunizante. Não estamos aqui para discutir os motivos que levaram essas pessoas a não buscar a imunização. Pelo contrário, nossa função é alertar sobre a importância cada vez maior de buscar a imunização e praticar a prevenção”, destaca.

“Havíamos organizado uma grande ação no fim de semana justamente para dar uma opção a mais para quem está com a dose atrasada. Infelizmente, não houve a procura não atendeu nossas expectativas”, frisa o gestor.

Contudo, ainda há tempo. “Estamos fazendo um apelo para você que ainda não completou seu esquema vacinal: se a dose estiver atrasada, busque os pontos (no Centro de Eventos do Rota do Sol e na Upinha da Zona Leste) para receber a segunda dose”, pontua. “Lembrando sempre que vacina boa é vacina no braço”, diz.

O recado também é válido para quem deve receber a segunda dose até o dia 12 de novembro: é possível adiantar a imunização. Para isso é só comparecer no Centro de Eventos do Rota do Sol ou no PSF Nova Integração, Upinha da Zona Leste das 7h30 ás 10h30 e à tarde das 13h30 ás 16h30 de segunda a sexta-feira e no período matutino aos sábados. Os dois pontos também aplicam a dose de reforço, a terceira dose em profissionais da saúde, idosos e imunossuprimidos.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde