Falta de comparecimento prejudica agendamento de cirurgias de planejamento familiar no SAE de Sorriso

Na última semana, mesmo com o feriado, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) registrou uma preocupante ausência de 34% dos pacientes agendados para consultas de planejamento familiar, etapa essencial para o encaminhamento de cirurgias de vasectomia e laqueadura. Dos 35 pacientes agendados, 12 não compareceram até o início desta manhã.

Para realizar as cirurgias de laqueadura ou vasectomia, os pacientes passam por um processo que envolve diferentes etapas, incluindo acompanhamento pela equipe multidisciplinar do SAE. O coordenador de Atenção Secundária, Matheus Leandro Freiria, destaca a importância da consulta no SAE, onde os pacientes recebem orientações necessárias para tomar a decisão final.

“É justamente no SAE que a família recebe orientações necessárias para tomar a decisão final e estamos registrando um alto índice de faltas”, frisa Matheus. Ele alerta que a falta de comparecimento impacta negativamente todo o andamento do processo, prejudicando não apenas o paciente ausente, que passa para o final da fila, mas também a dinâmica do atendimento como um todo.

“O paciente confirma presença, mas não vai e não avisa, e dessa forma o horário que poderia ter sido repassado para outra pessoa não é preenchido; a fila não anda”, reforça o coordenador. Matheus ressalta que comparecer à consulta no SAE não implica automaticamente na decisão de realizar o procedimento cirúrgico.

“Estamos falando de um método contraceptivo através de uma intervenção cirúrgica de esterilização, algo que necessita de uma decisão bem pensada e consciente do paciente, e esse suporte é ofertado justamente nas consultas às quais os pacientes estão faltando”, diz. Ele destaca que, na prática, o procedimento é rápido e simples, mas requer uma decisão esclarecida devido à sua natureza definitiva.

Além das cirurgias, Matheus destaca que outras opções contraceptivas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, incluindo laqueadura, contraceptivo oral, preservativos masculinos e femininos, DIU, e um novo implante intradérmico, atualmente em fase de testes. Todos os interessados são encorajados a procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência para obter informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis.

Veja também

SEAF apoia pesquisa internacional sobre fungo que causa doença em trabalhadores rurais

Julho Verde alerta para o câncer de cabeça e pescoço: diagnóstico precoce é essencial para a cura

Julho Amarelo: confira os cuidados preventivos contra as hepatites virais

Dr. Angelo Demarco reforça importância da saúde bucal em entrevista à rádio

Vacina contra meningite muda para proteger mais os bebês de 12 meses

Vereador Wanderley Paulo anuncia negociação de R$ 50 milhões para novo Hospital Regional em Sorriso