Falta de comparecimento prejudica agendamento de cirurgias de planejamento familiar no SAE de Sorriso

Na última semana, mesmo com o feriado, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) registrou uma preocupante ausência de 34% dos pacientes agendados para consultas de planejamento familiar, etapa essencial para o encaminhamento de cirurgias de vasectomia e laqueadura. Dos 35 pacientes agendados, 12 não compareceram até o início desta manhã.

Para realizar as cirurgias de laqueadura ou vasectomia, os pacientes passam por um processo que envolve diferentes etapas, incluindo acompanhamento pela equipe multidisciplinar do SAE. O coordenador de Atenção Secundária, Matheus Leandro Freiria, destaca a importância da consulta no SAE, onde os pacientes recebem orientações necessárias para tomar a decisão final.

“É justamente no SAE que a família recebe orientações necessárias para tomar a decisão final e estamos registrando um alto índice de faltas”, frisa Matheus. Ele alerta que a falta de comparecimento impacta negativamente todo o andamento do processo, prejudicando não apenas o paciente ausente, que passa para o final da fila, mas também a dinâmica do atendimento como um todo.

“O paciente confirma presença, mas não vai e não avisa, e dessa forma o horário que poderia ter sido repassado para outra pessoa não é preenchido; a fila não anda”, reforça o coordenador. Matheus ressalta que comparecer à consulta no SAE não implica automaticamente na decisão de realizar o procedimento cirúrgico.

“Estamos falando de um método contraceptivo através de uma intervenção cirúrgica de esterilização, algo que necessita de uma decisão bem pensada e consciente do paciente, e esse suporte é ofertado justamente nas consultas às quais os pacientes estão faltando”, diz. Ele destaca que, na prática, o procedimento é rápido e simples, mas requer uma decisão esclarecida devido à sua natureza definitiva.

Além das cirurgias, Matheus destaca que outras opções contraceptivas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde, incluindo laqueadura, contraceptivo oral, preservativos masculinos e femininos, DIU, e um novo implante intradérmico, atualmente em fase de testes. Todos os interessados são encorajados a procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência para obter informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde