Falta de matéria-prima prejudica retomada da indústria de proteína animal

A cotação da soja na Bolsa de Chicago atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos. De acordo com analistas de mercado, o principal motivo é a oferta mundial reduzida. No Brasil, a falta de matéria-prima prejudica a retomada da indústria, principalmente a de proteína animal.https://1812a9c42dde95ec1f5bdffbd4faea72.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Diante desse cenário, o analista de mercado da Terra Agronegócio Enio Fernandes, diz que as indústrias produtoras de carne precisam atuar melhor no quesito gestão de risco. “Assim como a soja, o milho está virando um produto de muito destaque no exterior, com isso as vendas antecipadas crescem. Para se proteger, a indústria precisa trabalhar com ferramentas de risco, fazendo contratos futuros ou a termo”, recomenda.

Com a entrada da nova safra de soja a partir de fevereiro, Fernandes diz que os preços devem perder força. Por outro lado, para o milho, o cenário é mais preocupante, segundo ele. “Diante dos problemas com o clima no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que representam metade da safra de verão do Brasil, uma maior oferta deve ser observada apenas em junho. Isso reforça a preocupação com medidas que quantifiquem os riscos para o setor de proteína animal”, complementa o analista.

Veja também

Principal destino da carne de MT, China reconhece Brasil como livre de febre aftosa

Câmara aprova reforma da política agrícola para revitalizar Seguro Rural

Caravanas mobilizam produtoras rurais para o XIII Fórum Regional Mulheres do Campo

Energia trifásica no campo amplia irrigação e armazenagem para o agro em MT, diz Famato

MT inicia colheita de milho da safra 2025/26 com ritmo superior ao ano passado

Calendário da soja em MT mantém vazio sanitário de junho a setembro para 2026