Farelo e óleo de milho passam a ter o mesmo tratamento tributário da soja

Entrou em vigor nesta quinta-feira (1º) a Lei nº 14.943, que estende ao farelo e ao óleo de milho a mesma regulação tributária concedida à soja.

Assim, fica suspensa a incidência da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Contribuição para o PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas decorrentes da venda dos produtos.

“É uma política importante para dar mais competitividade, primeiro, na formação de preços do milho, segundo porque incentiva a produção de etanol de milho, alinhando à demanda mundial por energia mais limpa”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Ainda, como consequência da isenção tributária, o ministro ressalta o impacto positivo em toda a cadeia de produção do grão e das proteínas animais. Conhecidos como DDG/DDS, os farelos de milho são utilizados para a nutrição animal. As contribuições que passam a ser suspensas representam mais de 9%, aproximadamente, dos preços dos produtos.

Farelo mais barato: redução na carne

O ministro destacou que a medida deve proporcionar ração mais barata para os produtores de proteína animal – carne de frango, suínos, bovinos e peixes e, consequentemente, carne mais barata para a população brasileira e mais competitiva para as exportações.

Pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não cumulativa da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins poderão descontar das referidas contribuições, débitos em cada período de apuração, crédito presumido calculado sobre a receita decorrente da venda no mercado interno ou da exportação dos produtos classificados da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), e de lecitina de soja classificada, também da Tabela.

As alíquotas estabelecidas no caso de comercialização de óleo de soja e de milho e de outros produtos da Tipi é de 27%. A porcentagem será atribuída sobre o valor de aquisição de óleo de soja e de óleo de milho classificados e, além, disso, para o insumo na produção de rações
classificadas.

Veja também

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Mato Grosso lidera produção nacional de arroz de sequeiro e impulsiona modelo agrícola do Centro-Oeste

Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

Cat Sorriso comemora 23 anos e abre inscrições para o 12º Fórum da Mulher no Campo

Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab