Fazendeiro que matou onça em Mato Grosso terá que pagar danos morais coletivos

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o trâmite do recurso apresentado por um pecuarista que buscava anular o pagamento de R$ 150 mil por danos morais coletivos. O valor se refere a um incidente em que o pecuarista maltratou e abateu uma onça pintada com um tiro na cabeça e postou o vídeo do ato nas redes sociais. Segundo o ministro, a reclamação não preencheu os requisitos processuais necessários para a admissão do seu trâmite.

O caso remonta a abril de 2022, quando o pecuarista, residente na região de Poconé, no pantanal mato-grossense, alegou ter abatido o felino como resposta a supostos ataques aos bezerros de sua fazenda. Após o ato, ele postou um vídeo nas redes sociais, onde aparece ao lado do animal morto, segurando a arma utilizada, fazendo comentários jocosos sobre o ato, o que causou indignação e repúdio generalizado.

O indivíduo foi multado administrativamente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e chegou a ser preso. No entanto, ele celebrou um acordo de não persecução penal com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), no qual reconheceu a culpa e concordou em cumprir condições acordadas, como prestação de serviços e pagamento de multa, evitando assim a prisão.

No âmbito cível, o pecuarista firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual concordou em pagar R$ 150 mil, destinados à proteção da fauna. Posteriormente, ele solicitou a revisão do termo, alegando que, uma vez que a onça pintada é uma espécie em extinção, a competência para o caso deveria ser da Justiça Federal, o que excluía a atribuição do Ministério Público Estadual. No entanto, tal pedido foi negado pela Promotoria de Poconé.

O mesmo argumento de incompetência do Ministério Público de Mato Grosso foi levado à reclamação ao Supremo Tribunal Federal. Contudo, ao negar seguimento à reclamação por razões processuais, o ministro Cristiano Zanin explicou que a decisão do STF, que foi citada como desrespeitada na reclamação, se deu em um habeas corpus e, portanto, possui efeitos somente para os sujeitos envolvidos nesse caso específico. Para que a reclamação constitucional fosse considerada, seria necessário que o precedente tivesse efeito vinculante e eficácia geral, aplicando-se a todas as pessoas, o que não era o caso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal