Fechamento do “Lixão” e busca de soluções para reciclagem foi discutida com catadores

O Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG), conhecido popularmente como “Lixão”, dará início ao seu fechamento gradual a partir de 22 de dezembro, uma sexta-feira. Buscando uma transição ordenada, uma equipe do Executivo municipal reuniu-se nesta manhã (12) com os catadores que atuam no local.

O encontro, liderado pelo futuro gestor da pasta de Agricultura, Ciência, Meio Ambiente e Tecnologia (Samatec), Nerci Adriano Denardi, teve como objetivo orientar e acalmar os trabalhadores. Denardi destacou que foi discutida a contratação da mão-de-obra por meio de empresas terceirizadas e a possibilidade de firmar convênios para que os catadores possam atuar no barracão de reciclagem da Prefeitura Municipal. Já 14 pessoas participaram da reunião e avançaram no processo de registro de uma associação de catadores.

Além de Denardi, estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto da Samatec, Juliano Mezallira; o gestor da pasta de Governo, Hilton Polesello; o procurador jurídico, Eslen Paron; o engenheiro sanitarista, Marcelo Oliveira; o coordenador do Programa Eco Sorriso, Diogo Martins; e o vereador Wanderley Paulo.

O fechamento do “Lixão” seguirá um cronograma, com data definida para 22 de dezembro de 2023. Materiais provenientes de pequenos geradores serão aceitos até a data, mas grandes geradores, como empresas de disk entulho, terão o acesso proibido a partir desse dia.

O processo de encerramento foi protocolado no Ministério Público (MP) e reafirmado em reunião com o diretor regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Gabriel Conter, em 5 de dezembro. A decisão foi reforçada pelo juiz Anderson Candiotto em 11 de dezembro, ressaltando que o município entrará em desacordo com a lei se não cumprir a medida.

Denardi enfatiza que a Administração está comprometida em realocar todas as pessoas envolvidas na reciclagem no depósito, cumprindo o Marco Legal do Saneamento Básico de 2020.

O prefeito Ari Lafin destaca a constante comunicação com todos os envolvidos no processo, incluindo a credencial de empresas para a destinação correta de resíduos sólidos. Empresas locais já foram credenciadas para realizar esse trabalho.

O gestor reforça que é necessário cumprir as leis ambientais, evitando o uso ilegal da área. O prazo de seis meses repactuado com o MP permite ao município realizar as tratativas de destino, considerando questões de custos e legalidade.

A implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em pontos estratégicos da cidade é parte do plano da Prefeitura para viabilizar o descarte correto de entulhos e resíduos de jardinagem. Ari Lafin destaca a importância da colaboração da população nesse processo de transição, respeitando as leis ambientais e evitando a destinação incorreta de resíduos.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros