Feira de Afro Empreendedorismo será neste fim de semana em Cuiabá

A Báyò – Feira de Afro Empreendedorismo Criativo – reúne neste fim de semana, em Cuiabá, negócios de economia criativa conduzidos pela população negra do Estado. A feira será neste sábado (14.10) e domingo (15.10), das 16h às 22h, no Museu de História Natural de Mato Grosso. A programação conta com 40 expositores, além de música e alimentação no local. A entrada é gratuita.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a feira tem objetivo de enaltecer a cultura afro-brasileira e suas contribuições para a economia criativa de Mato Grosso. Nos dois dias de programação, o evento terá variados produtos e serviços de economia criativa criados e vendidos por empreendedores negros, com opções de artesanato, gastronomia, design, literatura, turismo, negócios digitais, cultura popular, moda, artes cênicas e visuais.

A feira ainda será palco do lançamento do Festival Tambores do Mato, que traz uma programação musical repleta de diversidade e musicalidade ancestral. Em sua primeira edição, contará com oito grupos que atuam com percussão em Mato Grosso, mostrando trabalhos desenvolvidos nos mais variados estilos. A programação musical acontece nos dois dias do evento, das 17h30 às 21h.

O Festival Tambores do Mato é realizado de forma colaborativa com a Feira, por meio da equipe do projeto Empreendedores Criativos, um dos negócios sociais atendidos pelo programa de aceleração Move_MT, realizado pela Secel e Oi Futuro.

Outro potente negócio social que integra a realização da Feira é o grupo de siriri Flor do Campo. Além de apresentar o cururu e siriri, o grupo comanda a praça de alimentação que contará com um cardápio de pratos típicos da culinária regional.

BÁYÒ

A Feira de Afro Empreendedorismo Criativo é uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso. Realizado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, o programa busca fomentar e valorizar os negócios criativos conduzidos por pessoas pretas e pardas no Estado.

Outras duas importantes ações do Báyò são realizadas esta semana: a ‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ e a palestra ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’, com Celso Athayde.

‘Exposição Ananse – Arte e Futuro Ancestral’ apresenta obras de arte e produtos que expressem a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta de Mato Grosso. A mostra fica aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

palestra ‘Empreendedorismo na Base da Pirâmide’ está com inscrições abertas, e a atividade é gratuita. O evento será no próximo sábado (14.10), às 9h, no Palácio da Instrução.

Por meio do Báyò, a Secel também realiza a pesquisa diagnóstica para conhecer as demandas da população negra empreendedora em Mato Grosso, que pode ser respondida pelo site da secretaria. Além disso, o programa também ofertou o curso ‘Imersão em Afroempreendedorismo’, realizado em setembo, na Capital. Na programação, foram tratados temas como economia criativa, modelagem de negócios, elaboração de projetos e captação de recursos, comunicação, marketing e sustentabilidade.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal